O xixi que saiu caro

Posted: sexta-feira, 19 de novembro de 2010 by Cláudio Canadá in
0

Foi com muitas reservas que analisei o caso do brasileiro morto em Portugal no último fim-de-semana. Nada, absolutamente nada justifica aquela morte praticada com requintes de crueldade. Assunto complicado, complexo e que merece analise cuidadosa para não criar opiniões desviadas. Que há preconceito contra estrangeiros em Portugal, isso há e não se pode negar. Mas este é um problema de todas as nações. Portugal é apenas um grão de areia se levarmos em consideração que há cada vez mais brasileiros a tentar a vida no país. Se fosse assim tão mau, não viriam e procurariam outros países que eventualmente não houvesse este tipo de problema. Neste caso, só conheço um único país assim: BRASIL.

Entretanto e lamentando profundamente a morte deste cidadão brasileiro, consideremos o modo como as coisas acontecem. Um casal brasileiro vem de uma festa de madrugada e o rapaz começa a urinar no meio da rua. Isso também não cabe na cabeça de ninguém. Certas atitudes massacram cada vez mais a má imagem que os brasileiros já possuem no exterior. Obviamente que isto não é motivo para que um crime ou uma agressão qualquer seja a justificativa para um incidente. Mas é preciso modos, educação e respeito pela sociedade, principalmente quando vivemos num país que não é o nosso.

É verdade que ouvimos ainda apenas a versão da companheira do rapaz morto mas, seja lá qual for a versão do homicida, a minha opinião é a de que as pessoas também começam a ficar fartas dos brasileiros e das suas atitudes, não só em Portugal mas em todas as partes do mundo. Mesmo condenando este assassinato, estou ciente de que não posso e não devo fazer xixi no meio da rua quando bem me apetece. As leis e os bons costumes existem para serem respeitados.

0 comentários: