O poder da identificação oficial

Posted: sábado, 26 de novembro de 2011 by Cláudio Canadá in
0

Em boa parte do mundo há aqueles que, por possuírem uma identificação oficial, adquirem uma postura arrogante e autoritária, menosprezando o cidadão simples e trabalhador. Esta semana observei um exemplo deste tipo de postura o que me fez lembrar de uma anedota interessante:

Um agente da Polícia Federal do Brasil vai a uma fazenda e diz ao proprietário, um velho fazendeiro:

- Preciso inspecionar sua fazenda. Há uma denúncia de plantação ilegal de maconha na região.

O fazendeiro diz:

- Ok, mas não vá naquele campo ali. E aponta para uma determinada área.

O agente, irritado com isso, diz indignado, retirando do bolso a sua identificação, mostrando o seu cargo ao fazendeiro:

- O senhor sabe que tenho o poder do governo federal comigo? O meu cargo dá autoridade de ir aonde eu quero, fazer o que eu quero e quando eu quiser e entrar em qualquer propriedade. Não preciso pedir ou responder a nenhuma pergunta. Está claro? Fiz-me entender?

O fazendeiro pede desculpas educadamente e volta-se para o que estava a fazer. Poucos minutos depois, o fazendeiro ouve uma gritaria e vê o agente a correr para salvar a sua própria vida, perseguido pelo Santa Gertrudes, o maior touro da fazenda.
A cada passo, o touro vai chegando mais perto do indefeso e desesperado agente, que parece que será chifrado antes de conseguir alcançar um lugar seguro. O fazendeiro larga as suas ferramentas, corre para a cerca e grita com todas as forças dos seus pulmões:

- A sua identificação, mostra a sua identificação!!!

0 comentários: