Não é preciso muito para que flagremos nas ruas da Fortaleza Peba, a horda de búfalos que se consideram exímios motoristas. A mente destas pessoas deve funcionar a carvão já que não conseguem perceber que o trânsito não é resumido somente a elas. Cada um dirige como quer e como pode; não interessa quem vem ao lado ou atrás; há apenas uma visão: para a frente, igual a cavalo com tapa nos olhos.
Outro fator raro é o uso dos piscas, este até parece artigo de luxo; a maioria não usa e não quer saber de usar. O que não percebem é que os piscas num carro em andamento, tem uma função importantíssima em todas e quaisquer manobras. Entretanto, são cada vez mais raros os motoristas que utilizam esta importante ferramenta de aviso para os demais cidadãos, motorizados ou não.
Falemos agora de cortesia ao volante. Você sabe o que é isso? Claro que sabe! E o civismo? Sim, sabe sim. Mas muitos motoristas nem imaginam o que estas palavras significam no trânsito. É cada um por si e seja lá o que Deus quiser... Lembrei-me dos pseudo-Dj's de plantão, com os seus alto-falantes detonando com o juízo daqueles que são obrigados os forrós impostos. Sim, forrós. Já ouviram tocar outra coisa que não seja forró?
Foi um pequeno desabafo para iniciarmos mais uma semana. Faz-me confusão esta cambada que não enxerga que são os próprios, o principal motivo dos caos no trânsito da cidade. Já não bastam os buracos? O calor? Uma sociedade mal educada no trânsito é típica dos países de terceiro mundo. Não importa quanto dinheiro você tenha, se não tiver educação, continuará sendo um búfalo de terceiro mundo.