O que houve com a gasolina?

Posted: quarta-feira, 3 de julho de 2013 by Cláudio Canadá in Etiquetas: , , , ,
0

Acho que está passando do tempo de nos explicarem o porquê desta enrolação toda com o preço da gasolina. É que, faz-me confusão o fato do governo passar muito tempo a divulgar na mídia que a Petrobras está investindo no Pré-sal e que este, é uma conquista de todos os brasileiros. Publicitam que o petróleo do Pré-sal é isso e aquilo e que somos pioneiros na sua exploração. Ora, estamos nós brasileiros autossuficientes e ricos de petróleo? É isso?

Então expliquem-me também as manobras deste governo para estipular valores daquilo que pagamos nas bombas de combustível, por favor. É que, há poucos meses o governo brasileiro fez um grande alarido por conta da baixa do preço da gasolina em virtude de uma maior inserção de etanol no combustível, subtendendo-se numa mais valia para os consumidores já que o preço cairia consideravelmente. E caiu! Mas subiu de novo! E então? Como é?

Após o carnaval o preço da gasolina chegou a custar 2,95 reais em algumas bombas da capital cearense e com a medida, caiu até 0,40 chegando a custar até 2,51 reais em alguns locais. Só que no último mês, vimos os valores subirem vertiginosamente para os 2,89 reais sem que alguma explicação tenha sido enviada aos consumidores. Há quem diga que os valores de venda ao consumidor oscilam de acordo com os preços dos mercados internacionais que, com a nova alta do dólar, corrigem o preço final ao consumidor. Mas e aí? Não temos o Pré-sal? Não somos auto-suficientes?

Para a minha cabeça maldosa, pondo o governo de lado (nem tudo é culpa do governo), ao chegar o período da Copa das Confederações, comerciantes em vários níveis, subiram os valores dos seus produtos visando um lucro rápido e sem escrúpulos, num simples ato de ganância típica presente na massa do sangue brasileiro. Acabou o evento e os valores começam a cair novamente e já chegam a 2,77 reais em algumas bombas, com tendência de mais queda. Brasileiro é assim, gosta de se aproveitar de situações para lucrar mais e cada vez mais. A ordem é: Aproveitar enquanto dá!

0 comentários: