Félix, a boa bicha má

Posted: segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014 by Cláudio Canadá in Etiquetas: , , , ,
0

Foi o assunto do fim de semana, aliás foi o assunto dos últimos meses no Brasil; mesmo sendo má, a personagem da trama da Rede Globo interpretada por Mateus Solano conquistou até alguns que não gostam de novelas. Félix fez tanto sucesso que vai deixar saudades também pelos indelicados e curtidos memes nas redes sociais, é verdade. Mas o que eu quero aqui registar é a minha indignação sobre a tentativa da Globo de transformar o beijo entre Félix e Niko, a maior evolução da TV brasileira dos últimos tempos. Evolução?

Sinceramente, acho que até eu mesmo pensei como a Globo, que se instalaria uma grande polêmica o fato de dois homens se beijarem na televisão em horário nobre. Enganei-me e ainda bem! Sim, finalmente aconteceu o temido beijo gay na televisão, previsto por inúmeros defensores da moral e bons costumes na sociedade mas o país não entrou em colapso, não houve um tsunami social também previsto pelos moralistas, uma decepção para o Marketing das audiências da Globo. Os desejos de um banho de audiência através da polêmica de um beijo gay tornou-se um grande flop, uma fracassada tentativa de polemizar o assunto que na verdade, não deu muito o que  falar.

Nas redes sociais o que se viu, foram manifestações de apoio ao casal e exaltando principalmente, a imagem final da trama, a reconciliação de Félix com o seu pai, de mãos dadas, declarando amor um ao outro, algo impensável para quem acompanhou aqueles intensos capítulos de "Amor a vida" desde o início. Este sim, foi o assunto mais comentado e partilhado entre os internautas apesar da Globo continuar a apostar na pseudo-polêmica do beijo. Até nesta segunda-feira, os sites da Globo continuavam postando assuntos relativos ao ato, ainda tentando causar alguma polêmica e os seus "marketeiros" ainda não se deram conta que o povo não está nem aí para o assunto.

Já que estamos falando da novela e desta eventual perfídia social trabalhada para as audiências, faz-me confusão alguns afirmarem que a cena do beijo gay seria uma imoralidade que deveria ser censurada para que as nossas crianças não vissem tamanha aberração. Engraçado... As cenas de violência (Aline esfaqueando Ninho), de traições (César e Aline) e maldade extrema (Félix roubando e abandonando um bebê numa caçamba de lixo) são permitidas. Estas, as nossas crianças podem ver sem reservas, sem censura e sem pudor.

Sociedade hipócrita, essa a nossa... Criança pode ver tudo exceto uma troca de carinho entre dois homens. Francamente, relacionamentos gay é o que mais se vêem por aí, no dia-a-dia, na vida real. Criança se habitua facilmente a esta situação principalmente onde há amor envolvido. O que na verdade devemos nos preocupar é com a educação dessas crianças, com a saúde, com a prevenção contra os crimes, com as drogas, com a violência e principalmente, ensiná-las o respeito ao próximo, independente do status social, cor, crença e preferência sexual. Ensinem o amor as crianças e não as façam de idiotas!

0 comentários: