...e o ventou levou

Posted: quinta-feira, 24 de março de 2011 by Cláudio Canadá in
0

Alguns amigos e internautas brasileiros perguntaram-me que raio era que se estava a passar em Portugal pois ouviram nas notícias que o Governo pediu demissão e o país entrou em crise política. "Pois bem", tudo isso é verdade e resumidamente, vou tentar explicar o porquê de tanto "chafurdo".

A não aprovação do 4º Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC 4) por parte da oposição no Parlamento, impulsionou a demissão do Primeiro-ministro José Sócrates e todo o seu ministério. Se a coisa já andava mal para os portugueses, agora é que "a cobra vai fumar". Mal ou ruim, o actual governo estava numa árdua missão de equilibrar as contas públicas e baixar o défice mas, com medidas nada populares. Entretanto, estavam trabalhando com este objectivo.

A queda do governo levará muita insegurança aos mercados bem como o nervosismo nas bolsas e ainda uma eventual entrada do Fundo Monetário Internacional (FMI) para gerir a crise, ou seja, mais medidas de austeridade para além daquelas do PEC 4 bem como aquelas que já estavam em vigor. Isto vai ficar bonito, sim senhor... E ainda por cima, o maior partido da oposição (PSD) afirma, no caso de eleições antecipadas e eventual vitória, a possibilidade do aumento de impostos.

Já ninguém se entende e quem perde com tudo isso é o país. O eleitor já não sabe em quem confiar pois a única proposta que a oposição apresenta e demonstra é a sede de estar no poder, no comando, mesmo que isto cause uma maior deteriorização da economia do país. Assim, os portugueses preparam-se para apertar ainda mais o cinto pois o que vier por aí, virá ainda pior.

Estamos entendidos?

0 comentários: