A mordida que salva

Posted: quinta-feira, 24 de julho de 2008 by Cláudio Canadá in
1

Um garoto de 11 anos mordeu um pitbull, após ser atacado pelo animal, na última quarta-feira em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte - MG.

Ele brincava no quintal da casa do tio quando o cão, que estava preso a uma corrente, avançou e mordeu o seu braço.
De acordo com depoimento do próprio menino, ele apertou o pescoço do cão e mordeu-o para se defender.

Um dos dentes do garoto chegou a quebrar e ficar preso ao animal, segundo os bombeiros.
Testemunhas conseguiram separar o cão do menino, que foi levado para o Hospital onde foi medicado e levou cerca de sete pontos no braço.
O cão foi encaminhado ao Centro de Zoonoses da cidade e ficou em observação.

Domingo Mágico II

Posted: quarta-feira, 23 de julho de 2008 by Cláudio Canadá in
0


É o terceiro domingo consecutivo na F1 que saboreamos conquistas de brasileiros neste esporte.

Massa venceu na França e Barrichelo foi terceiro na Inglaterra.
Na Alemanha, Nelsinho Piquet subiu ao pódio na segunda posição, aliviando toda a pressão depositada na primeira metade do campeonato.

É facto que o ano não tem corrido bem para o brasileiro e que este segundo lugar não signifique uma referência de como serão as próximas etapas do filho do tri-campeão.

Mas, serviu para que o brasileiro respirasse aliviado... foi como uma vitória com vista com ironia, que despertou até uma certa "revolta" em Fernando Alonso, indiscutivelmente superior em todo este mundial.

A verdade é que, mesmo com a sorte sendo a sua principal aliada, Nelsinho conseguiu o seu primeiro pódio na categoria e também o primeiro da Renault no mundial de 2008, apesar de todo o bom desempenho que Alonso obteve na primeira metade do campeonato.

O pódio de Nelsinho Piquet no GP da Alemanha fez o Brasil atingir uma outra marca. Desde a temporada de 1990, três brasileiros não subiam ao pódio num mesmo ano. Além do piloto da Renault, Felipe Massa (seis vezes) e Rubens Barrichello (no GP da Inglaterra) chegaram entre os melhores de uma corrida.

Quero mais alegrias! Que venha a Hungria!

Uma pequena comitiva olímpica

Posted: terça-feira, 15 de julho de 2008 by Cláudio Canadá in
0

A Guiné-Bissau vai levar 32 (trinta e duas mesmo) pessoas aos Jogos Olímpicos Pequim.
No entanto, apenas três são atletas:

Um atleta na luta livre, Augusto Midana, e dois no atletismo, Holder Silva e Domingas Togna (estes dois últimos através de convites, já que não alcançaram os mínimos exigidos pelo COI).

Esta é a presença desportiva da Guiné-Bissau em Pequim, embora à China cheguem 29 (sim, vinte e nove) dirigentes na quarta participação do país nos Jogos Olímpicos já que a primeira foi em Atlanta1996.

"Exigências Lulísticas"

Posted: segunda-feira, 14 de julho de 2008 by Cláudio Canadá in
0

O presidente Lula, que esteve na Ásia na última semana, disse no seu programa semanal de rádio Café com o Presidente que a União Europeia tem criado leis que dificultam cada vez mais a vida dos viajantes.

Na reunião com o grupo de países mais industrializados do mundo, Lula disse que reforçou a importância de que os brasileiros recebam o mesmo tratamento que é dado aos estrangeiros que vão ao Brasil, que os brasileiros lá fora e os povos do mundo sejam tratados com respeito, levando em conta a questão dos direitos humanos, e não tratados como se fossem delinquentes.

É verdade, senhor presidente. Entretanto, como devem ser tratados os brasileiros (por vezes delinquentes) que cometem as mais diversas infracções nos países em que escolhem para viver? Com o mesmo respeito e dignidade como são tratados no Brasil? Ou seja, com a velha e conhecida impunidade?

Oh, meu presidente. Vindo das camadas mais baixas e depois de ter viajado tanto pelo mundo afora, não é possível que o senhor não conheça "o seu gado".

A UE tem criado leis que controlam a entrada e permanência dos estrangeiros (digas-se também brasileiros) nos estados membros em virtude do grande fluxo de imigração ilegal, tráfico humano e a violação dos usos e costumes nestes países.

É verdade também que NUNCA poderemos generalizar, mas todas estas medidas têm como finalidade, "pôr ordem na casa".
É sabido que no Brasil, a ordem é algo que pouco se conhece. Mas, não é obrigatório que esta mesma perspectiva seja vista em outros países como algo de normal.

Se no Brasil, as normas para entrada e permanência de estrangeiros não existe, ou pelo menos não é posta em prática, não podemos desejar que a Europa aja em conformidade.
É por causa desta velha falta da ordem, que o Brasil não vai pra frente.
Lei é para ser cumprida, seja no Brasil ou no Azerbaijão.

Carta de um aluno

Posted: segunda-feira, 7 de julho de 2008 by Cláudio Canadá in
0

Segue a eventual e hipotética carta de um aluno enviada à Ministra da Educação em Portugal:
  • "Eu axo q os alunos n devem d xumbar qd n vam á escola. Pq o aluno tb tem direitos e se n vai á escola latrá os seus motivos pq isto tb é perciso ver q á razões qd um aluno não vai á escola. primeiros a peçoa n se sente motivada pq axa q a escola e a iducação estam uma beca sobre alurizadas.
  • Valáver, o q é q intereça a um bacano se o quelima de trásosmontes é munto montanhoso? ou se a ecuação é exdruxula ou alcalina? ou cuantas estrofes tem um cuadrado? ou se um angulo é paleolitico ou espongiforme? Hã?
  • E ópois os setores ainda xutam preguntas parvas tipo cuantos cantos tem 'os lesiades', q é um livro xato e q n foi escrevido c/ palavras normais mas q no aspequeto é como outro qq e só pode ter 4 cantos comós outros, daaaah.
  • Ás veses o pipol ainda tenta tar cos abanos em on, mas os bitaites dos profes até dam gomitos e a malta re-sentesse, outro dia um arrotou q os jovens n tem abitos de leitura e q a malta n sabemos ler nem escrever e a sorte do gimbras foi q ele h-xoce bué da rapido e só o 'garra de lin-chao' é q conceguiu assertar lhe com um sapato. Atão agora aviamos de ler tudo qt é livro desde o Camóes até á idade média e por aí fora, qués ver???
  • O pipol tem é q aprender cenas q intressam como na minha escola q á um curço de otelaria e a malta aprendemos a faser lã pereias e ovos mois e piças de xicolate q são assim tipo as pecialidades da rejião e ópois pudemos ganhar um gravetame do camandro. Ah poizé. tarei a inzajerar?"
Bem, pela clareza das ideias, foi de mestre...

Domingo Mágico

Posted: domingo, 6 de julho de 2008 by Cláudio Canadá in
0

É muito gratificante assistir a corridas como estas. Há muito tempo que não assistíamos a corridas tão empolgantes como este GP de Silverstone. Melhor ainda, assistir a maestria do Rubinho ao conduzir o seu "charuto" naquela pista encharcada onde os vários canditados à "gloria eterna" (e ao título) sucumbiram perante ao talento do jovem Hamilton e à grande experiência de Barrichello.

É sabido que Rubinho sempre foi um exímio piloto debaixo de chuva, aliás, esta técnica sempre foi atributo dos pilotos brasileiros. Nota-se por exemplo a excelente corrida do Nelsinho Piquet que até se deu ao luxo de passar o fortíssimo Alonso e muitos outros. Infelizmente, assim como para outros, não conseguiu segurar o carro e foi parar na brita.

A decepção foi o nosso Massa que, mesmo com uma corrida desastrosa, continua na briga pelo título, ainda na primeira colocação ao lado do Haikkonen e Hamilton, todos com 48 pontos.
Mas então o internauta me pergunta: porque o domingo foi tão mágico assim? Eu explico:

Para além do excelente resultado de Rubens Barrichello, Bruno Senna venceu a corrida da GP2 neste mesmo domingo. Diga-se de passagem, que venceu nas mesmas circunstancias nas quais o seu tio foi consagrado: debaixo de chuva.

Sério canditado ao título da categoria que dá acesso a F1, Senna já anda como um campeão e não me admiraria se no próximo ano ele seja um piloto de testes ou mesmo ingressar numa equipa da F1.
Apear de achar muito cedo para estas pretensões, acho que o jovem Bruno tem muito talento para o esporte mas se entrar logo na F1, vai sofre as mesmas ou até maiores pressões que sofre o Nelsinho Piquet.