"Exigências Lulísticas"

Posted: segunda-feira, 14 de julho de 2008 by Cláudio Canadá in
0

O presidente Lula, que esteve na Ásia na última semana, disse no seu programa semanal de rádio Café com o Presidente que a União Europeia tem criado leis que dificultam cada vez mais a vida dos viajantes.

Na reunião com o grupo de países mais industrializados do mundo, Lula disse que reforçou a importância de que os brasileiros recebam o mesmo tratamento que é dado aos estrangeiros que vão ao Brasil, que os brasileiros lá fora e os povos do mundo sejam tratados com respeito, levando em conta a questão dos direitos humanos, e não tratados como se fossem delinquentes.

É verdade, senhor presidente. Entretanto, como devem ser tratados os brasileiros (por vezes delinquentes) que cometem as mais diversas infracções nos países em que escolhem para viver? Com o mesmo respeito e dignidade como são tratados no Brasil? Ou seja, com a velha e conhecida impunidade?

Oh, meu presidente. Vindo das camadas mais baixas e depois de ter viajado tanto pelo mundo afora, não é possível que o senhor não conheça "o seu gado".

A UE tem criado leis que controlam a entrada e permanência dos estrangeiros (digas-se também brasileiros) nos estados membros em virtude do grande fluxo de imigração ilegal, tráfico humano e a violação dos usos e costumes nestes países.

É verdade também que NUNCA poderemos generalizar, mas todas estas medidas têm como finalidade, "pôr ordem na casa".
É sabido que no Brasil, a ordem é algo que pouco se conhece. Mas, não é obrigatório que esta mesma perspectiva seja vista em outros países como algo de normal.

Se no Brasil, as normas para entrada e permanência de estrangeiros não existe, ou pelo menos não é posta em prática, não podemos desejar que a Europa aja em conformidade.
É por causa desta velha falta da ordem, que o Brasil não vai pra frente.
Lei é para ser cumprida, seja no Brasil ou no Azerbaijão.

0 comentários: