Cristiano Ronaldo: O prémio
Posted: quarta-feira, 3 de dezembro de 2008 by Cláudio Canadá in É verdade que o atacante português Cristiano Ronaldo foi eleito pela revista "France Football" o melhor jogador do mundo neste ano. O jogador do Manchester United, obteve um total de 446 pontos de 480 possíveis. Esta foi a 53ª edição do prémio dado anualmente pela revista francesa.
Cristiano Ronaldo recebeu dois votos a mais que os obtidos no ano passado pelo brasileiro Kaká, que foi o vencedor da Bola de Ouro de 2007 com 444. Este ano, o brasileiro ficou em apenas oitavo lugar, com 31 pontos.
Os 96 juízes reconheceram a importância de Cristiano Ronaldo na Liga dos Campeões e a sua excepcional regularidade no Campeonato Inglês.
O Seu rendimento nas disputas entre clubes fez o júri esquecer a medíocre Eurocopa realizada pelo jogador este ano, quando Portugal caiu nas quartas-de-final, contra a Alemanha.
Sem dúvida, o craque português já compensou os € 22,2 milhões pagos por seu passe pelo Manchester. Driblador, criativo, forte e veloz, Cristiano Ronaldo é habilidoso, bom em cobranças de falta, eficiente nas bolas aéreas e chuta com as duas pernas, o que o torna um jogador polivalente.
Apesar de inúmeros outros assuntos que poderiam eventualmente dominar as primeiras páginas dos jornais portugueses no dia de hoje, a noticia do prémio atribuído ao jovem madeirense é o destaque máximo em todos os meios de comunicação do país, que consideram o jogador como o "Barack Obama" da bola.
Cristiano Ronaldo é merecedor do prémio sim (certificado pela revista), mas deverá fazer muito mais para ser comparado aos anteriores vencedores pois na verdade, as suas actuações pela selecção lusa só têm deixado a desejar. Dono de um temperamento repreensível, o português ainda está num processo de amadurecimento que a partir de agora, irá sofrer uma pressão extra por melhores actuações.
Parabéns ao craque da bola, mas está bem longe de ser o "dono do mundo".