A desgraça de Maitê Proença 2
Posted: quarta-feira, 14 de outubro de 2009 by Cláudio Canadá inDepois do texto anónimo postado abaixo, sou obrigado pela ética a postar as minhas nada importantes observações. O que não está ferindo a susceptibilidade dos portugueses não é o facto da "brincadeira" da actriz mas sim, o tom adoptado em forma de chacota de um monumento e uma vila patrimónios da humanidade.
Nas imagens em causa, Maitê Proença apelida Sintra de "vilazinha", confunde o rio Tejo com o mar, passa um atestado de incompetência a supostos técnicos de informática e ao serviço prestado por uma unidade hoteleira de luxo, afirma que Salazar encabeçou um regime ditatorial durante cerca de 20 anos, satiriza o estilo manuelino do Mosteiro dos Jerónimos, brinca com figuras incontornáveis da história portuguesa, de Vasco da Gama a Luís Vaz de Camões e Fernando Pessoa, além de cuspir na fonte daquele monumento nacional.
Será que isto pode ser considerado apenas como uma brincadeira? Uma questão de bom humor? Penso que isto é mais grave do que possa se pensar e se o senhor Miguel de Sousa Tavares anda a dar umas "voltinhas" com a actriz, é normal que a defenda ainda atacando a "reacção saloia e provinciana" dos portugueses. O caso é tão extremo que nesta terça-feira, nasceu uma petição online exigindo um pedido de desculpas:
http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=Fred
Os brasileiros já andam com a imagem mais que machada em terras lusitanas e ainda vem uma senhora, figura pública e conceituada actriz da televisão brasileira atacar consideravelmente um país que, mostra que pouco conhece. Uma completa falta de cultura, inteligência e a tal capacidade para aplicar o referido humor inteligente. Maitê Proença terá muitas explicações a prestar nos próximos dias...
Faço minhas as tuas palavras. São nessas horas que sinto vergonha do estilo debochado que muitas personalidades da mídia tratam das culturas alheias. Vergonha, não há outra palavra.