Imprensa alienada, sociedade marginalizada
Posted: quinta-feira, 3 de março de 2011 by Cláudio Canadá inGosto de visitar os mais diversos web sites de informação, cultura e desporto no Brasil e em Portugal. Que mágico que é poder compreender na totalidade os dois sistemas de linguagem portuguesa... Em casa e nos momentos livres, acompanhar as novidades diárias destes países faz parte de uma rotina que eu não abdico.
Infelizmente e para a minha revolta, a imprensa está cada vez mais pobre e fazendo com que a sociedade se torne cada vez mais ignorante.
Mais no Brasil que em Portugal, um dos principais sites de noticias e informações tem como prioridade a divulgação rasca do enésimo Big Brother no país e as macacadas daquela gente que não tem mais o que fazer do que almejar uma fama meteórica e superficialmente ridícula. São tratadas pelo globo.com como celebridades e até mesmo como se estivessem a fazer um grande benefício à sociedade brasileira. Para além desta prioridade informativa, para aquele site, é importante referenciar também a alteração da cor do cabelo de fulana, do desfile de uma ex-BBB numa escola de samba, da saia curta e da escola de samba daquela Geisy, e as peripécias de alguns meninos "famosos" nas suas farras pelas noites brasileiras.
Tanta coisa boa e má para mostrar pelo Brasil e a hipocrisia cor-de-rosa preocupada em alienar cada vez mais a sociedade com a finalidade de angariar mais audiências. Por mais fatídico que seja, o povo gosta é mesmo disso, de ser tratado como ignorante e pobre, sem opções de engrandecimento sócio-cultural. O Brasil vive um bom momento, está a crescer nos mais diversos âmbitos. Tão importante seria a conscientização dos meios de comunicação de formar e informar cada vez melhor a sociedade já que possuem este papel fundamental nas vidas dos cidadãos.
De costas viradas para as obrigações éticas e morais, ridicularizam cada vez mais os seus auditórios ao fecharem os olhos dos únicos que podem alterar os destinos da nação. Se o interesse dos média é formar cada vez mais uma sociedade impávida e repleta de ignorantes, está a conseguir e, sem esforços. Cultura, educação e a boa informação não é prioridade, não dá audiência. Triste sociedade esta...
Maravilhoso comentário....concordo e assino embaixo.