Quanto mais rezo I...
Posted: quinta-feira, 26 de maio de 2011 by Cláudio Canadá inOs dias passam e verificamos que ainda não vimos tudo apesar das coisas mais mirabolantes que possamos confrontar nas nossas vidas. Pensei que já tinha visto muito desde o dia que, numa viagem para Toronto - Canadá, uma amiga disparou:
- Gente, sempre foi o meu sonho conhecer o Canadá! É a terra dos coalas e dos cangurus, por isso quero tanto ir pois adorava ver um desses bichinhos pelas ruas!
Portugal, cuidado! Esta cidadã vota!
Entretanto, durante a semana que passou, surgiu a notícia de um pastor norte-americano que afirmara que o 'Dia do Julgamento' seria no último sábado 21 de Maio. Este senhor já havia previsto o fim do mundo em 1994 e a segunda previsão, obviamente também falhou. Integrantes do grupo "Family Radio" espalharam cartazes em várias cidades dos EUA e até no México e no Canadá desde o início do ano, pedindo aos cristãos que se arrependam dos pecados pois na data anunciada Jesus estaria de volta.
EUA, cuidado! Este cidadão também vota!
Quanto mais rezo II...
Posted: by Cláudio Canadá inEnquanto isso, na minha querida Fortaleza, o mundo parece mesmo que está se acabando... Calma, não foi nenhum tsunami! São apenas as consequências das chuvas e consecutivamente da péssima administração de uma linda cidade que está sucubindo, enfiada em lama e buracos:
Eleitores de Fortaleza, cuidado! Vocês também votam!
Michael Jackson - Hollywood Tonight
Posted: sexta-feira, 20 de maio de 2011 by Cláudio Canadá inO Mestre, com os desejos de um excelente fim-de-semana!
Importação musical
Posted: quinta-feira, 19 de maio de 2011 by Cláudio Canadá inIvete Sangalo se apresentou ontem em Lisboa. Não é o tipo de artista que eu goste ou que admire musicalmente. Mas há de ressaltarmos a energia que a baiana trouxe para esta terra de crise. A musicalidade envolve as pessoas, anima-as e fazem-nas esquecer por breves momentos dos assuntos negros da actualidade.
Entretanto, quem foi ao concerto, disse-me que ela passou todo o tempo referenciando o povo português, deixando a brazucada de lado. Ora, 90% daquele público era composto por brasileiros e apenas 10% serem referenciados é dose...
Não sei se acredito nesta versão mas se for verdade, é lamentável que, uma artista que vem do Brasil e que tem o seu avolumado cachet pago na sua maioria por 90% do público, não faça referência aos humildes conterrâneos em terras de Camões, que devem ter trabalhado por meses para garantir o bilhete para assisti-la.
Bem, eu já a entrevistei nos tempos de rádio no Brasil e confesso que não foi a mais simpática artista com quem tive o prazer de dividir o mesmo microfone. Resta-me a esperança de que neste intervalo de 13 anos ela tenha se redimido e se transformado numa pessoa mais acessível ao resto dos mortais.
Férias bem aproveitadas
Posted: quarta-feira, 18 de maio de 2011 by Cláudio Canadá inRegressado de umas curtas férias, quero compartilhar convosco alguns momentos que registei em 9 dias de andanças pela Europa. Como jurista e entusiasta da história da humanidade, "vibrei" com alguns lugares visitados e tenho a certeza de que estes vão ficar marcados na minha agenda cultural.
Em Londres, uma passagem rápida e mais aprofundada para recordar a minha primeira visita há 10 anos atrás. A cidade ainda fervia no clima do casamento do menino William mas não foi aquela festa que me levou a terra da rainha. Visitar a Inglaterra e entender as suas origens é fascinante e recomendo a todos, não pela "Sua Majestade" mas sim, pela sua história e lugares fantásticos para se visitar.
A minha segunda paragem foi numa das cidades, berço e património da humanidade. Atenas estava ventosa e sob tensão económica, política e social. Quem vive aqui na Europa tem acompanhado de perto todo o panorama actual grego. Depois das primeiras medidas de austeridade impostas pelo governo para recuperar a economia, os gregos foram as ruas contestar a posição actual do governo e exigir que não lhes sejam mais retirados os seus direitos adquiridos.
Brigas à parte, aquela cidade é divina... história pura! Visitar a Acrópole e perder-se nos pensamentos é obrigatório. Há muitas coisas com imenso interesse para se visitar em Atenas, o Templo de Zeus por exemplo, construído em 500 AC. Infelizmente, apanhamos uma greve geral no dia de visitar os Pireus, a costa ateniense. Uma zona lindíssima e paradisíaca que sugiro para uma boa Lua-de-mel, certo?
Última paragem, Berlim. Cidade moderna, extremamente civilizada e verde com os seus pomposos edifícios repletos da história manchada por muitos anos de guerras e tensão.
O muro, sim o muro de Berlim, o muro da vergonha, que caiu em 1989 é paragem obrigatória não pela sua beleza já que de belo não tem nada. Mas é importante conhecer a sua história na exposição ali presente, exemplo para as novas gerações para que as atrocidades do passado não sejam esquecidas.
Berlim surpreendeu-me pela positiva, não esperava tanta beleza e organização. Prédios e monumentos bem preservados, ruas bem limpas e um excelente sistema integrado de transportes. A cidade merecia mais dias de visita. Infelizmente, férias são apenas férias e a volta à realidade é necessária.
Rapidinhas para aquecer...
Posted: quarta-feira, 4 de maio de 2011 by Cláudio Canadá inI'LL BE BACK
Sim sim, é verdade... ando desaparecido. São muitas as coisas que me impedem de vir ao estaminé mais vezes. Por mim, todos os dias postava e dava notícias; gosto de manter contacto e de exteriorizar sentimentos e opiniões, principalmente quando o mundo borbulha com tanta coisa para abordar.
MALAS PRONTAS
Embarco para Londres nesta sexta-feira 06 de Maio. Vou na companhia da conceituada jornalista e empresária brasileira Natália Varela. A cada 2 anos realizamos a experiência de viajar pela Europa para mini-férias e enriquecimento cultural. A capital inglesa deve estar calminha neste pós casamento real e ir as compras deve ser como "bolo em fim de festa". De lá, seguimos para Atenas e Berlim. Serão 3 dias em cada cidade pelo que vou registar aqui estas caminhadas.
REALEZA AMANCEBADA
Não se falou em mais nada nos últimos tempos... O mundo festejou o casamento do William e Kate como se estes fossem os príncipes do planeta terra. Toda a importância dada ao evento foi puramente ridícula, com bandeiras britânicas hasteadas até no Brasil. Coberturas jornalísticas do evento com profissionais instalados em Londres durante 1 semana. Mas o que o Brasil tem a ver com o casamento de dois ricaços da Inglaterra? "Oh Cláudio, não seja assim tão sisudo... é tão lindo ver um casamento Real, como nos contos das princesas... faz-no sonhar com tudo aquilo...", disse-me uma colega de trabalho de Lisboa. Muito bem, pois continue sonhando que o governo prepara-se para aumentar os impostos e reduzir os abonos das famílias... e isto, minha cara, NÃO É SONHO, É REALIDADE. Acorda, antes que percas também o teu emprego já que, até nos subsídios do fundo Fundo Desemprego haverá cortes!
MR. BIN LADEN
Esta semana foi a vez do assunto do momento ser a morte do Mr. Bin Laden... Sabem o porquê? Porque foram necessários 10 longos anos de agonia para que a maior potência armada mundial o encontrassem e dessem cabo do gajo. Isso mesmo: 10 anos para os poderosíssimos "donos do mundo" localizarem o maldito. E o cara estava "logo ali", numa confortável casa, pertinho de Islamabad, no vizinho Paquistão. Bem, antes tarde do que nunca...
E Viva o Benfica!