Férias bem aproveitadas

Posted: quarta-feira, 18 de maio de 2011 by Cláudio Canadá in
0

Regressado de umas curtas férias, quero compartilhar convosco alguns momentos que registei em 9 dias de andanças pela Europa. Como jurista e entusiasta da história da humanidade, "vibrei" com alguns lugares visitados e tenho a certeza de que estes vão ficar marcados na minha agenda cultural.


Em Londres, uma passagem rápida e mais aprofundada para recordar a minha primeira visita há 10 anos atrás. A cidade ainda fervia no clima do casamento do menino William mas não foi aquela festa que me levou a terra da rainha. Visitar a Inglaterra e entender as suas origens é fascinante e recomendo a todos, não pela "Sua Majestade" mas sim, pela sua história e lugares fantásticos para se visitar.

A minha segunda paragem foi numa das cidades,  berço e património da humanidade. Atenas estava ventosa e sob tensão económica, política e social. Quem vive aqui na Europa tem acompanhado de perto todo o panorama actual grego. Depois das primeiras medidas de austeridade impostas pelo governo para recuperar a economia, os gregos foram as ruas contestar a posição actual do governo e exigir que não lhes sejam mais retirados os seus direitos adquiridos.


Brigas à parte, aquela cidade é divina... história pura! Visitar a Acrópole e perder-se nos pensamentos é obrigatório. Há muitas coisas com imenso interesse para se visitar em Atenas, o Templo de Zeus por exemplo, construído em 500 AC. Infelizmente, apanhamos uma greve geral no dia de visitar os Pireus, a costa ateniense. Uma zona lindíssima e paradisíaca que sugiro para uma boa Lua-de-mel, certo?

Última paragem, Berlim. Cidade moderna, extremamente civilizada e verde com os seus pomposos edifícios repletos da história manchada por muitos anos de guerras e tensão.


O muro, sim o muro de Berlim, o muro da vergonha, que caiu em 1989 é paragem obrigatória não pela sua beleza já que de belo não tem nada. Mas é importante conhecer a sua história na exposição ali presente, exemplo para as novas gerações para que as atrocidades do passado não sejam esquecidas.


Berlim surpreendeu-me pela positiva, não esperava tanta beleza e organização. Prédios e monumentos bem preservados, ruas bem limpas e um excelente sistema integrado de transportes. A cidade merecia mais dias de visita. Infelizmente, férias são apenas férias e a volta à realidade é necessária.

0 comentários: