Frio e neve na Europa
Posted: terça-feira, 14 de fevereiro de 2012 by Cláudio Canadá inTodos os anos é a mesma coisa: no meio do inverno europeu, o mundo fica perplexo com o frio e toda a neve que assola o continente. Entendam: é a altura do inverno, do frio e da neve. Situação normalíssima para a época do ano e não sei onde está o drama... A única coisa que não consigo entender é, estando inseridos no "primeiro mundo", como é que os países daquele continente conseguem números tão altos de mortes por causa do frio...??? Este ano, o frio já provocou pelo menos 590 mortes nas últimas duas semanas. A situação mais grave é nos países do leste com as temperaturas baixíssimas e neve "no meio da canela".
O que não considero normal é a falta de apoio das autoridades para com as famílias mais carenciadas e aqueles que não têm onde se alojar. Aliás, faz-me muita confusão, em pleno século XXI, cidadãos morrerem de fome, de sede e de frio. Vivi por mais de uma década na Europa e acompanhei de perto o descaso destas mesmas autoridades com a chegada do inverno. Pouco fazem para protegerem os cidadãos das vagas de frio polar anunciadas antecipadamente pelos institutos de meteorologia. São raros os planos de contigência aplicados para estas situações que merecem maior atenção e sensibilidade dos órgãos locais.
Se nada fizerem, no próximo ano, as notícias serão as mesmas: "Frio rigoroso castiga a Europa e já provoca 'X' mortes". Entretanto, Lisboa é um exemplo para as demais cidades da Europa. Todos os anos a Câmara Municipal arma grandes tendas aquecidas e fornecem comida quente aos moradores de rua, devidamente acompanhados por profissionais da Segurança Social e entidades não governamentais (ONG's) para, pelo menos nas noites mais frias, os cidadãos menos favorecidos possam obter alguma protecção e conforto.
Uma iniciativa que deve ser seguida nos países mais afectados por estas vagas de frio polar com o apoio incondicional da Comunidade Europeia. Pensem nisso..