Toma lá, dá cá...
Posted: segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012 by Cláudio Canadá inEstive lendo na semana passada que Brasil passará a fazer exigências mais duras para a entrada de turistas espanhóis, utilizando o chamado princípio da reciprocidade. Assim, a partir de Abril, os visitantes terão de apresentar comprovantes de reservas de hotéis, passagens de ida e volta e provar que têm recursos para se manter no Brasil. A exigência é pelo menos R$ 170,00 por dia por pessoa, o equivalente a cerca de 80,00 euros.
É que estas exigências são as mesmas feitas pela Espanha aos brasileiros que lá desembarcam e incluem a necessidade de um passaporte com pelo menos seis meses de validade. Os que não vão se hospedar em hotéis terão de apresentar carta-convite de quem os receberá. O problema é antigo. Em Portugal também faz severas exigências aos turistas brasileiros, tendo como princípio, "a cara da pessoa". Já recebi muitos colegas e amigos em Portugal e nunca lhes foram exigidos tais pressupostos para entrada no país. Acho mesmo que tem a ver com a imagem que o visitante passa para o oficial do Serviço de Imigração.
Existe um exagero por parte das autoridades na triagem de visitantes, se é assim que podemos chamar. É verdade que é importante cuidarem do problema da imigração desenfreada, da entrada de cidadãos suspeitos; há a necessidade de controle sim mas também de respeito pela dignidade humana. Por vezes, excedem-se com o rigor das suspeitas e acabam por infringir aquilo a que chamamos de decência. Sei bem que o principal motivo é evitar que mais imigrantes tentem ingressar no país a procura de trabalho, o que consecutivamente, aumenta o número de ilegais residentes. Esta triagem é uma solução encontrada para combater o problema da imigração.
Mas agora vão provar do sabor do constrangimento sentido por muitos brasileiros que tentam entrar na Europa, principalmente com o objectivo de fazer turismo. O Brasil sempre tratou bem os estrangeiros; nunca houve este tipo de exigência inicial. Mas agora, lição aprendida e como país emergente, com a economia invejada por outras nações, muitos "gringos" estão focando o Brasil como a "menina dos olhos" para fugirem da crise. Que façam também com outros estrangeiros, não só com os espanhóis.
E que sejam bem vindos.