Diferenças que podem preocupar

Posted: quinta-feira, 13 de dezembro de 2012 by Cláudio Canadá in
3

Nestes dias, voltaram-me a me perguntar o porquê de largar a Europa e regressar ao Ceará e ainda por cima, algumas perguntas sobre as maiores diferenças que pude observar entre os dois "ambientes humanos"... O regressar, por mais que esteja certo, considero-o forte, como se fosse um retrocesso, não me soa bem e na verdade, não é bem assim. Considero mais um retorno gratificante à minha terrinha esta nova etapa de vida. Adoro o meu Ceará, a minha gente, a comida, a família, os amigos... Apesar do calor que se faz sentir no estado, esta terra me encanta e sinto-me cada vez mais pertencente a ela.
 
Tenho uma paixão sem tamanho por Portugal e nesta altura do ano, o país está frio mas quentinho por causa do ambiente de Natal vivido junto as famílias. Apesar da economia estar a passar por momentos terríveis, as terras de Camões serão sempre a minha segunda casa, casa onde vive a minha filha e pessoas que para sempre me serão especiais. Quanto as diferenças, começamos por esta, o clima. Bem diferente do Ceará, Portugal possui as 4 estações e neste momento, o frio predomina. Eu gosto, sempre gostei do inverno. Consigo dormir melhor, apreciar com mais afinco as castas engarrafadas de norte a sul e curtir a lareira.
 
Porém, voltando as diferenças, outras são muito fáceis de citarmos. Em Portugal, quase não observei cidadãos atirando os mais variados tipos de lixo pelas janelas dos carros em movimento; usuários dos transportes coletivos também não têm este hábito; nas calçadas (passeios) isto também não se verifica, os cidadãos não sujam as ruas das suas cidades e estas, permanecem limpas, sem bueiros entupidos e obstáculos para os pedestres. O lixo doméstico é separado e reciclado de forma realmente sustentável. Falando em obstáculos, as ruas dos grandes centros, não possuem hordas de vendedores ambulantes que impedem a passagem normal dos pedestres pelas calçadas e falando em passagem normal de pedestres, as faixas (passadeiras) no asfalto, são respeitadas pelos motoristas e todos atravessam as ruas tranquilamente.
 
Para terminar esta pequena amostra de algumas diferenças, a educação é um ponto forte. Bom dia, boa tarde, boa noite, com licença, por favor, obrigado, desculpa e passar bem são algumas expressões utilizadas com frequência no convívio diário. É bom e faz bem. Filas para entrar em transportes públicos ou instituições, são respeitadas; prioridades também. A terceira idade é tratada como deve ser, os monumentos têm o seu valor histórico/cultural e não são vandalizados por delinquentes e o civismo é pauta na educação nas famílias. De casa é que se começa. São tantas as diferenças, respondi. Há muito mais para ser falado mas não vale a pena concentrarmos atenções apenas no que há de mau no país. Há tanta coisa boa e bonita por aqui... Prefiro continuar acreditando na força e na inovação das novas gerações, desejando um Brasil melhor e afirmando: Viva o meu Ceará!

3 comentários:

  1. Annadandy says:

    O Brasil, apesar dos pesares, está vivendo uma boa fase. Dizem as outras linguas que quem segura a economia de alguns países são a India, a China e (pasme!) o nosso Brasil. Imagina se ele fosse bem tratado como deveria ser no seu tamanho e dimensão. Mas isso é um outro assunto que rende uma boa discussão...
    Quanto as diferenças... Nossa! Se a violência que vivemos aqui regredisse para a metade da segurança em que vivem nossos irmãos portugueses, eu ficaria extremamente feliz!

  1. Anónimo says:

    O brasil não tem jeito não. O povo é mau educado e cada um só pensa nele. Lei da sela.

  1. As saudades conduziram-me à tua página e deparei-me com este retrato belíssimo do meu país. É sempre bom quando vemos outros a reconhecerem o que de fantástico temos por estas bandas! Beijo enorme