PEC's e os raios que os partam

Posted: sábado, 27 de abril de 2013 by Cláudio Canadá in Etiquetas: , , , , , , ,
0

Vamos ver se nos entendemos... Há algumas Propostas de Emenda Constitucional tramitando no Brasil e o povo, sim o povo, (aquele pessoalzinho que vota, sabem, aquele pessoalzinho que é tratado como peças importantes na democracia nas campanhas políticas) não é esclarecido e tampouco informado da existência desses PECS que mais parecem PACKS, (conjunto de coisinhas em promoção que são adquiridos eventualmente por preços módicos). Pois vou tentar ser breve: Proposta de Emenda à Constituição (PEC) é uma atualização, um emendo à Constituição Federal. É uma das propostas que visa uma modificação Constituição Federal.

Quando uma PEC chega ou é criada na Câmara dos Deputados, ela deve ser enviada, antes de tudo, para a Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJ), aquela do José Genuíno, do Renan, sabem? Lembram? Bem, é nesse ponto que começa o seu caminho pela Câmara, a chamada tramitação, rumo à aprovação. Pois bem, este é um minúsculo esclarecimento para que você, amigo cidadão e eleitor se inteire sobre o que está acontecendo no momento.

Mas Canadá, porque falar desta coisa de PEC? Ok, vou desenhar: Para além do PEC 37 que veda certas investigações do Ministério Público, coisa esta, um completo absurdo (em todo o mundo, apenas três países vedam a investigação do MP: Quênia, Indonésia e Uganda. Querem mandar o Brasil para esse seleto grupo), surgiu agora o PEC 33, que impõe limites ao poder do Supremo Tribunal Federal. Na prática, o STF deixaria de ter a última palavra sobre mudanças na Constituição. Ou seja, uma autêntica violação da Constituição Brasileira e do Princípio da Separação dos Poderes. E no mais, você sabe o que na prática isto significa?

Significa que os senhores deputados, votados por nós, para ali estarem já recebendo fortunas, subsídios e uma enxurrada de benefícios, agora querem o direito de serem os juízes deles próprios. Ou seja, se a proposta passar, ela vai permitir que os senhores deputados possam derrubar as decisões do Supremo. O STF terá poderes limitados e a Câmara dos Deputados (sim, aqueles senhores deputados tipo, Tiririca, Romário, Genuíno e Renan) passará a tomar decisões importantes que vão mexer com a sua vida!

Resumindo: Uma retaliação ao STF por este "perseguir" alguns deputados corruptos pertencente a maior quadrilha organizada do país. O assunto é sério, é grave e absurdamente abominável pelo que querem fazer com a nação. A Câmara e os senhores deputados, deviam, para uma série de assuntos importantes de interesse de todos os cidadãos, era pensar na criação de leis contra a impunidade na menoridade e na punição aos corruptos que teimam em desviar dinheiros públicos. Obviamente que esta minha última proposta é inválida pois se querem exterminar os poderes do Supremo, avaliem um mero mortal como eu poder sonhar tão alto... Deputado é coisa final meu povo, acima de tudo, de todos e até da própria Constituição Federal.

Continua a dormir Brasil, que o teu mal é sono...

Jangadeiro FM, a Rádio Super!

Posted: sexta-feira, 26 de abril de 2013 by Cláudio Canadá in Etiquetas:
0

Pelo 8.º mês consecutivo, a Jangadeiro FM cresceu na audiência consolidando cada vez mais o 2.º lugar geral e garantindo todos os dias de 05h às 00h média de 74.809 ouvintes/min. No horário de 06h às 19h, a Jangadeiro FM também é 2.º lugar geral com 98.652 ouvintes/min. A emissora está consolidada como a 2.ª emissora mais ouvida e alcança em apenas 30 dias, mais de 1 milhão de ouvintes e em 3 horários, ocupa o 1.º lugar geral na pesquisa do IBOPE.

A equipe está colhendo os frutos de um trabalho sério e descontraído, como família, algo que ainda não tinha visto nos meus 25 anos de profissão. Um momento mágico que deve ser registrado pois a filosofia de trabalho do coordenador Gleryston Oliveira tem primado pela união e transparência no trato entre colegas e principalmente, com os ouvintes.


Com esta equipe, o primeiro lugar é uma grande possibilidade. Mantendo a filosofia de trabalho deste grupo, único no rádio cearense, o nível esperado já se torna visível, bem ali... Estão todos de parabéns e como sempre gostei de frisar, desde a nossa animada equipe de telefonistas até a superintendência, passando por cada um que se empenha na realização deste excelente trabalho de equipe. É por isto que os próprios ouvintes decidiram:  A Jangadeiro FM é Super!

Quero um policial para mim!

Posted: quarta-feira, 24 de abril de 2013 by Cláudio Canadá in
0

O assunto já foi muito batido mas ainda assusta pela pretensão das atuais autoridades cearenses a respeito das suas seguranças. Mesmo procurando se justificar, o governador Cid Gomes crê na importância do aparato policial para a segurança do Prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio. Realmente, o homem é pequenino e sem preparo físico e pode sofrer atentados ao se deslocar do gabinete da prefeitura até a sua humilde residencia. Não, não... Prometo que as ironias param por aqui! Mas para que raios precisa o prefeito de 100 policiais militares para cuidar da sua segurança? Estes não farão falta nas ruas para combater bandidos?

Pôxa, todos os dias vou e volto do trabalho ou dos meus poucos momentos de lazer e quase não vejo UM policial nas ruas, muito menos perto de mim e dos cidadãos a minha volta, apreensivos com o momento de insegurança em que vive a cidade. Não há policiais suficientes para garantir a segurança da população e que, a cada dia fica mais descrente no poder de atuação dos políticos para combater os males que teimam em enfrentar a sociedade do bem. Não é justo que o prefeito de Fortaleza tenha a sua segurança garantida sem que nada seja feito para intimidar a bandidagem que só aumenta na capital e que deixa os cidadãos à mercê do mal.

Lugar de policia é a rua, combatendo bandidos, assegurando a ordem e o bem estar da população; proteger e servir, assim é que é... Mas utilizar do poder do estado para 100 efetivos da Polícia Militar e garantir a segurança de 1 homem, ou de 1 gabinete é troçar com o cidadão e apostar cada vez mais na sua falta de confiança nos políticos que mostram interesse apenas no bem estar desta classe. Abram os vossos olhos, senhores políticos... Quem realmente precisa de ajuda, padece ao léu, lembrado somente em tempos de eleição.

O descobrimento do 22 de Abril

Posted: segunda-feira, 22 de abril de 2013 by Cláudio Canadá in Etiquetas: , , , ,
0

Mesmo vivendo em Portugal, combati o termo DESCOBRIMENTO DO BRASIL por parte dos portugueses e continuo com a mesma opinião. É muito simples darmos o nome de descobrimento ao fato de uma nação colonizar uma outra, mesmo que esta seja povoada por indígenas, aborígenes e afins. Pois bem, na semana passada assisti a uma matéria no Jornal Hoje da Globo sobre a eventual cidade mais brasileira em Portugal, aquela em que nasceu Pedro Alvares Cabral, a pequena Belmonte. Realmente, há na localidade diversas alusões ao "descobrimento" como museus, marcos e monumentos em memória ao evento e ao seu filho mais ilustre.

Foi notória a falta de preparação do jornalista ao tratar Belmonte como vila e depois como cidade. O mais insensato é atribuir o título de Cidade Mais Brasileira em Portugal a uma terra onde vivem pouquíssimos brasileiros. Belmonte é longe de Lisboa, não tem praia, ambiente de festas e quando chega o inverno, o frio é implacável para os moradores portugueses, avaliem para os brasileiros. Duvido que aquela equipe de reportagem conheça a Costa da Caparica que pertence a Setúbal na margem sul de Lisboa ou até mesmo a Ericeira, ao lado de Mafra e que pertencem a Torres Vedras. Aí sim, cidades (ou vilas) que são realmente brasileiras por possuírem grandes comunidades brasileiras com todos os seus atrativos sem que nenhum colonizador tenha vindo ao mundo por aquelas bandas.

Mas vamos voltar ao assunto que interessa, o Descobrimento do Brasil por Portugal. O suposto Descobrimento refere-se à chegada, em 22 de abril de 1500, da frota comandada por Pedro Álvares Cabral ao território onde hoje se encontra o nosso gigante Brasil. Vale salientar que o termo "descobrir" é usado neste caso em uma perspectiva eurocêntrica, referindo-se estritamente à chegada de europeus, mais especificamente os portugueses, às terras de "Vera Cruz", que já eram habitadas por vários povos indígenas. Tal descoberta faz parte dos comemorados descobrimentos portugueses. É algo em que alguns deles se agarram para se sentirem grandiosos.

Embora quase exclusivamente utilizado em relação à viagem de Pedro Álvares Cabral, o termo "Descoberta do Brasil", também pode referir-se à suposta chegada de outros navegantes europeus antes daquele navegador português  Este é o caso das possíveis expedições de Duarte Pacheco Pereira em 14982 e mais tarde do espanhol Vicente Yáñez Pinzón em 26 de janeiro de 1500 o qual, contam os relatos da época que este navegador espanhol foi o primeiro europeu a chegar ao Brasil, passando inclusive pela Ponta do Mucuripe (Praia Mansa) para a armazenagem de água e provisões. A atividade hostil por parte dos indígenas e a consulta regular das cartas de navegação fizeram com que Pinzon embarcasse de volta e seguisse rapidamente o seu destino, onde pôde inclusive observar a foz do Rio Amazonas e boa parte da costa brasileira chegando até as ilhas do caribe.

Realmente, há muito mais para contar sobre este pseudo-descobrimento mas os livros e a história deste povo estão aí para serem descobertas ainda pela maior parte dos brasileiros.