O descobrimento do 22 de Abril

Posted: segunda-feira, 22 de abril de 2013 by Cláudio Canadá in Etiquetas: , , , ,
0

Mesmo vivendo em Portugal, combati o termo DESCOBRIMENTO DO BRASIL por parte dos portugueses e continuo com a mesma opinião. É muito simples darmos o nome de descobrimento ao fato de uma nação colonizar uma outra, mesmo que esta seja povoada por indígenas, aborígenes e afins. Pois bem, na semana passada assisti a uma matéria no Jornal Hoje da Globo sobre a eventual cidade mais brasileira em Portugal, aquela em que nasceu Pedro Alvares Cabral, a pequena Belmonte. Realmente, há na localidade diversas alusões ao "descobrimento" como museus, marcos e monumentos em memória ao evento e ao seu filho mais ilustre.

Foi notória a falta de preparação do jornalista ao tratar Belmonte como vila e depois como cidade. O mais insensato é atribuir o título de Cidade Mais Brasileira em Portugal a uma terra onde vivem pouquíssimos brasileiros. Belmonte é longe de Lisboa, não tem praia, ambiente de festas e quando chega o inverno, o frio é implacável para os moradores portugueses, avaliem para os brasileiros. Duvido que aquela equipe de reportagem conheça a Costa da Caparica que pertence a Setúbal na margem sul de Lisboa ou até mesmo a Ericeira, ao lado de Mafra e que pertencem a Torres Vedras. Aí sim, cidades (ou vilas) que são realmente brasileiras por possuírem grandes comunidades brasileiras com todos os seus atrativos sem que nenhum colonizador tenha vindo ao mundo por aquelas bandas.

Mas vamos voltar ao assunto que interessa, o Descobrimento do Brasil por Portugal. O suposto Descobrimento refere-se à chegada, em 22 de abril de 1500, da frota comandada por Pedro Álvares Cabral ao território onde hoje se encontra o nosso gigante Brasil. Vale salientar que o termo "descobrir" é usado neste caso em uma perspectiva eurocêntrica, referindo-se estritamente à chegada de europeus, mais especificamente os portugueses, às terras de "Vera Cruz", que já eram habitadas por vários povos indígenas. Tal descoberta faz parte dos comemorados descobrimentos portugueses. É algo em que alguns deles se agarram para se sentirem grandiosos.

Embora quase exclusivamente utilizado em relação à viagem de Pedro Álvares Cabral, o termo "Descoberta do Brasil", também pode referir-se à suposta chegada de outros navegantes europeus antes daquele navegador português  Este é o caso das possíveis expedições de Duarte Pacheco Pereira em 14982 e mais tarde do espanhol Vicente Yáñez Pinzón em 26 de janeiro de 1500 o qual, contam os relatos da época que este navegador espanhol foi o primeiro europeu a chegar ao Brasil, passando inclusive pela Ponta do Mucuripe (Praia Mansa) para a armazenagem de água e provisões. A atividade hostil por parte dos indígenas e a consulta regular das cartas de navegação fizeram com que Pinzon embarcasse de volta e seguisse rapidamente o seu destino, onde pôde inclusive observar a foz do Rio Amazonas e boa parte da costa brasileira chegando até as ilhas do caribe.

Realmente, há muito mais para contar sobre este pseudo-descobrimento mas os livros e a história deste povo estão aí para serem descobertas ainda pela maior parte dos brasileiros.

0 comentários: