O viaduto da discórdia

Posted: terça-feira, 13 de agosto de 2013 by Cláudio Canadá in Etiquetas: , , ,
0

Espero até 15 dias para me pronunciar sobre determinados assuntos que andam na moda. O problema é que no Brasil, todos os dias, a cada instante, temos novidades que inspiram comentários acerca dos rumos em que cada situação irá tomar. As opiniões são diversas mas na sua maioria sem fundamentos objetivos e que não colaboram para o bem comum. A "menina dos olhos" de Fortaleza no momento é a construção de viadutos que visam melhorar significativamente o fluxo de veículos numa determinada zona da cidade onde está o Parque do Cocó, área verde considerada o pulmão da cidade.

Há reclamações e manifestações por todos os lados onde alguns radicais chamam a prefeitura e demais autoridades de "Assassinos do Cocó" sem perceberem (ou não estou dispostos a isso) das dificuldades em que se encontra a cidade no quesito mobilidade urbana. É sempre mais fácil reclamar e apontar o dedo sem que se apresente alternativas, colaborando com as autoridades competentes para melhores alternativas para o problema, o que se torna uma obrigação social de cada um. Aí é que está o cerne da questão: "Não visamos soluções, visamos manifestações contra a prefeitura"! Ou seja, a coisa é política, nada mais.

Estes manifestantes que abriram uma "frente de guerra" em uma pseudo-defesa do referido parque, serão os mesmos que reclamam a todo instante do caos no trânsito na capital, da falta de segurança nas esquinas e nos semáforos e da falta de uma política pública para a mobilidade urbana? Serão também os mesmos que jogam lixo pelas janelas dos ônibus e automóveis para a seguir, reclamarem dos alagamentos e da falta de limpeza das ruas? Apresentaram projetos e soluções viáveis para o desafogamento do trânsito na cidade? Onde estacionaram os seus carros? Certeza de que não têm a mínima noção da conditio sine qua non na questão da mobilidade urbana que procura a cada dia melhorar o fluxo de veículos nas grandes metrópoles, uma questão mundial.

Após ler e observar as mais diversas opiniões sobre o assunto, cheguei a conclusão de que não há problemas de maior em construir viadutos ao lado do Parque do Cocó já que, pouquíssimas árvores serão sacrificadas e há o comprometimento da prefeitura em um replantio para compensar as poucas castanholas retiradas da região. Agora, algumas perguntas me vêm a cabeça: Onde estavam os manifestantes quando outras consideráveis áreas do parque foram destruídas para as construções comerciais da iniciativa privada? Porque, até hoje, ninguém reclamou das construções de diversos espigões ao redor do parque? Simples: Cá para mim, tudo isso não passa de questão política, de hipocrisia e da falta do que fazer de muita gente que se auto-intitula de "Salvadores do Cocó". Contem-me outra, por favor...

0 comentários: