Você pensa em emigrar?

Posted: sexta-feira, 16 de agosto de 2013 by Cláudio Canadá in Etiquetas: , , , , ,
0

Muita gente comentando que a Europa está favorecendo a imigração legal em virtude da crise. Isso mesmo, procuram imigrantes que comprem casa e invistam no país de eleição para em troca lhes conceder visto e/ou residência legal. Por exemplo, é falado que a imigração legal é favorecida em Portugal, ao mesmo tempo em que é combatida a imigração ilegal. As autoridades já chegaram a afirmar que em Portugal não há discriminação em relação aos cidadãos brasileiros contrariando informações divulgadas amplamente na mídia brasileira de que os nossos cidadãos são constantemente vítimas de inúmeras situações de discriminação.

Quando comentamos a realidade da imigração temos que estar atentos às mais diversas situações e estudar caso a caso. Não se pode generalizar o assunto onde correríamos o sério e irresponsável risco de favorecer a ilusão daqueles que “ainda estão no Brasil", sonhando com grandes ordenados e riquezas na Europa e ainda aqueles que trabalham honestamente e de uma forma ou de outra, contribuindo para o engrandecimento do país. Mas atentem, as coisas não são bem assim e existem pressupostos legais para a entrada e permanência de estrangeiros em qualquer país, seja na Europa, Estados Unidos e até mesmo no Brasil. Porque em Portugal não deveria ser assim?

Imprescindível compreender que quando se emigra, há mais obrigações do que direitos. É preciso respeitar a cultura, a política sócio-econômica e as diretivas que regem os países para se onde deseja estabelecer residência. Não devemos exigir “as boas-vindas” se em tudo o que vemos, criticarmos e comparamos ao Brasil sem o mínimo respeito pelas normas jurídico-sociais daquele país. Não podemos querer estabelecer parâmetros abrasileirados nas sociedades como se tudo se pudesse, tudo se resolvesse, entrando em cena o velho e conhecido jeitinho brasileiro.

Para se ter ideia, os brasileiros são aqueles que mais veem barrada a entrada em Portugal e na Europa. Os motivos são vários, desde a falta de justificação para entrada no país, a ausência de vistos ou documentos caducados e ainda documentos falsos. Todos os anos, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal realiza centenas de processos de expulsão de imigrantes ilegais, na sua maioria brasileiros e alguns deles, por procedimentos repreensíveis pelas autoridades locais. E a crise? Bem, a crise é uma outra história... Não é a toa que muitos conterrâneos estão voltando para o Brasil após terem frustadas as suas tentativas de conseguirem melhores salários e consecutivamente, melhor qualidade de vida.

0 comentários: