Vem aí: MAIS MÉDICOS!

Posted: sexta-feira, 23 de agosto de 2013 by Cláudio Canadá in Etiquetas: , , , , , ,
0

Sempre desconfiei desta história do Programa Mais Médicos do Governo Federal. Desde que a Presidente Dilma foi a TV falar que iria contratar MILHARES de médicos estrangeiros que eu esperneei e não consegui digerir este conto macabro. Contratar milhares de médicos estrangeiros é a ideia para a salvação da saúde no Brasil? Milhares? Então, há dinheiro sim para melhores condições da saúde pública! E pelo que eu entendi, o dinheiro apareceu agora, do nada porque antes não havia, nunca houve. E o problema da saúde no país será resolvido somente ao investir em médicos? E dos milhares destes médicos, 4 mil serão de Cuba, isso mesmo, Cuba! Porque Cuba?

Vamos tentar entender o que vai acontecer: Os médicos cubanos devem receber 10 mil reais líquidos pelo trabalho em campo junto ao interior do Brasil. Mas atenção, pois estes médicos não vão ver este dinheiro, assim como você está pensando. O Governo Federal vai pagar os 10 mil reais referentes aos 4 mil médicos ao governo de Cuba para que este, depois e não se sabe como e nem quando, repasse aos profissionais que estão no campo de batalha, sim, campo de batalha! É que, trabalhar em postos de saúde e hospitais públicos no Brasil é o mesmo que estar entrincheirado numa guerra sem fim.

Nestes locais, faltam condições de trabalho dignas, medicamentos, material médico-hospitalar, higiene e real interesse político para um atendimento de qualidade aos cidadãos. Não adianta contratar milhares de médicos para o país se o sistema de saúde está a beira da ruptura e longe de olhar para o utente como um cidadão. É inadmissível que mães deem a luz no chão, no banheiro, pacientes agonizem no corredor de um hospital público sem vagas para atendimento, serem desprezados pela gestão dos postos e hospitais e por fim, falecerem sem terem sido tratados com respeito e dignidade humana previstos na Constituição Federal.

Afinal, o Programa Mais Médicos leva a crer que o maior favorecido será o governo Cubano que anda com o pires na mão e o PT, como seu maior aliado socialista, vai dar uma ajudinha ao país irmão neste seu momento de crise. O Programa leva a crer que esta é uma ideia cubana para receber ajuda do seu maior parceiro sul-americano ou uma manobra política brasileira para favorecer a ditadura Castro. Pobres médicos cubanos, vão a luta sem as mínimas condições de trabalho e ainda por cima, NÃO VÃO RECEBER os 10 mil reais líquidos prometidos pelo governo brasileiro. Serão felizes se a ditadura cubana lhes pagar a metade do prometido fazendo com que, muitos deserdem das fileiras nesta guerra já perdida.

0 comentários: