Marradas
Posted: segunda-feira, 3 de agosto de 2009 by Cláudio Canadá inRecebi vários e-mails de amigos internautas que se deliciaram com as marradas na Ilha Terceira, uma tradição como em outras cidades da Europa. Destaco o e-mail do amigo José Amarante de Belém do Pará que perguntou como aquilo é realizado e o que fazem com o touro no fim da "brincadeira".
Caro José, de brincadeira aquilo não tem nada. É coisa séria e muita gente se machuca de verdade depois de levar umas "bordoadas" dos bichos. Entretanto, tradição é tradição e como em Pamplona e outras cidades espanholas, os animais são soltos e... salvem-se quem puder. Aquelas cenas tornam-se engraçadas por causa dos efeitos inseridos por conta da criatividade de quem editou os vídeos.
Lá, os bichos não são maltratados e logo após as corridas são soltos nos seus habitats ou seja, nas fazendas dos seus proprietários. Não há espadas, lanças e nenhum tipo de violência que possam ofender a integridade física de quaisquer touros. Apesar de considerar uma "brincadeira" estúpida, até rio-me bastante com aquelas situações e respeito a tradição, desde que assim continue e que não agridam os animais.