Desafio de Português

Posted: terça-feira, 29 de setembro de 2009 by Cláudio Canadá in
3

Em meio a eleições em Portugal, o novo avião presidencial do Lula no Brasil e polémicas na F1, venho aqui vos fazer um desafio. É muito interessante e dá para fazermos uma pequena e anónima análise de como anda o nosso português escrito e falado.

Para além do desafio em fazer o teste, vos desafio ainda (quem tiver a coragem) a informarem qual a pontuação que conseguem através de um comentário.

Boa sorte:

http://www.anossaescola.com/tarouca/recursos/Escolhamultipla2.htm

Onde fica Trancoso?

Posted: sexta-feira, 25 de setembro de 2009 by Cláudio Canadá in
1

Trancoso é uma pacata cidade no interior de Portugal, pertencente ao Distrito da Guarda, subregião da Beira Interior Norte, com cerca de 3 500 habitantes. Separei uma sentença proferida em 1487 e se fosse bem ajustada às necessidades demográficas actuais, não sei onde íamos parar. Para além de cómico, entendemos que a impunidade já vem de longe. Acompanhem:

Do Arquivo Nacional da Torre do Tombo

SENTENÇA PROFERIDA EM 1487 NO PROCESSO CONTRA O PRIOR DE TRANCOSO (Autos arquivados na Torre do Tombo, Armário 5, Maço7)

'Padre Francisco da Costa, prior de Trancoso, de idade de sessenta e dois anos, será degredado de suas ordens e arrastado pelas ruas públicas nos rabos dos cavalos, esquartejado o seu corpo e postos os quartos, cabeça e mãos em diferentes distritos, pelo crime que foi arguido e que ele mesmo não contrariou, sendo acusado de ter dormido com vinte e nove afilhadas e tendo delas noventa e sete filhas e trinta e sete filhos; de cinco irmãs teve dezoito filhas; de nove comadres trinta e oito filhos e dezoito filhas; de sete amas teve vinte e nove filhos e cinco filhas; de duas escravas teve vinte e um filhos e sete filhas; dormiu com uma tia, chamada Ana da Cunha, de quem teve três filhas, da própria mãe teve dois filhos.

Total: duzentos e noventa e nove, sendo duzentos e catorze do sexo feminino e oitenta e cinco do sexo masculino, tendo concebido em cinquenta e três mulheres'.

O melhor vem a seguir, com o teor de Providência Cautelar:

'El-Rei D. João II lhe perdoou a morte e o mandou por em liberdade aos dezassete dias do mês de Março de 1487, com o fundamento de ajudar a povoar aquela região da Beira Alta, tão despovoada ao tempo, e guardar no Real Arquivo esta sentença, devassa e mais papéis que formaram o processo'.

(e tenho dito)

Amor e Vida

Posted: quinta-feira, 24 de setembro de 2009 by Cláudio Canadá in
2

Um e-mail que recebi aliado ao amor que a minha pequena Gabriela tem aos animais, fizeram-me postar esta historinha triste e verídica de um casal de andorinhas:

Aqui a companheira foi machucada e a condição é fatal. Um carro bateu-lhe, enquanto voava baixo numa rua:



Aqui ele traz-lhe comida e, atende-a com amor e compaixão:

Trouxe-lhe comida de novo mas, ficou chocado ao encontra-la morta. Tentou move-la.... Um esforço, raramente visto entre andorinhas!!


...mas percebe, que a sua querida está, morta e, que nunca mais voltará para ele... Chora tristemente, a perda do seu adorado amor...


Permaneceu ao lado dela, destroçado com a sua morte... puro sofrimento.

Finalmente, consciente de que ela jamais retornaria, permaneceu entristecido, ao lado do seu corpo inerte.



É que, de acordo com o e-mail, milhões de pessoas choraram, depois de ver estas fotos nos EUA, na Europa e na Índia. Dizem que o fotografo vendeu estas fotos por um valor simbólico ao mais famoso jornal Francês e que todos so jornais foram vendidos, no dia em que estas fotos foram publicadas.
E, muitas pessoas pensam que os animais não tem cérebro, ou sentimentos...

O futebol tem das suas

Posted: by Cláudio Canadá in
0

Como jornalista e apreciador de bons debates, deixo aqui uma menção dos meus últimos encontros com adeptos de equipas de futebol em Portugal. Não vou citar os nomes dos clubes mas os meus queridos portugueses, pelo teor do texto, vão saber de quais adeptos falamos. Não quero me prolongar no assunto pois sempre ouvi dizer que, futebol, religião e política não se discutem. Gostos são gostos, não se discutem mesmo, mas... lamentam-se.

Quero apenas frisar alguns pontos cruciais para esclarecer o lado psicológico do assunto. Odiar um clube antes de amarmos o nosso próprio, é prestar uma grande homenagem ao desafecto. Se começo o dia pondo em primeiro plano o meu ódio pelo rival (ou inimigo) serei suficientemente parvo em dar prioridade na minha vida ao outro, não ao meu (ou a mim). Mas, não vos cheira a despeito???

É que, a grandiosidade de um clube não é medida apenas pelo futebol praticado mas também pelo comportamento e atitudes dos seus adeptos. Se estou sempre a falar mal do meu desafecto, é porque este incomoda-me por ser maior do que eu, por ser extremamente superior. Sim, porque se fosse inferior, não estaria preocupado em falar dele, "cagava" no assunto e seguia o meu caminho em paz, sem formular ataques de despeito e/ou de desrespeito.

Os verdadeiros grandes e superiores, não se importam em atacar os pequeninos e/ou medíocres. Na realidade acontece justamente o contrário. São os medíocres que insistem em atacar aqueles que os quais nunca vão conseguir ao menos igualarem-se na grandiosidade. Há equipas que demonstram a sua grandiosidade a cada dia, não só pelo passado mas principalmente pelo o que significam no desporto. O duro é aceitar que "o vizinho tenha uma mulher mais gostosa que a minha!"

O significado CARPE DIEM

Posted: by Cláudio Canadá in
0

Visitando diverso sites pela Internet, com notícias e perfis de usuários e inclusive jornalistas, reparei que muitos postam esta pequena frase de "Horácio" nas suas páginas, blogues e sites de relacionamentos. Alguns não sabem o significado, apenas porque acham a frase bonita ou está na moda. Outros até sabem, mas confundem o real significado da ideia que o poeta e escritor tentou transmitir.

O sentimento de Horácio ao popularizar o latim, era o de que o ser humano deveria evitar gastar o seu tempo com as coisas inúteis mas que pudesse aproveitar as oportunidades que a vida lhes proporcionava. Há muita controvérsia entre os seguidores do Carpe Diem e os estudiosos do latim. Mas isto é como tudo, nunca haverá consenso. Cada um interpreta como bem entender mas que tenham o objectivo da felicidade, do bem-estar.

Entretanto há alguns que encontram no Carpe Diem uma justificação para o prazer imediato, sem medo do futuro ou ainda, aproveitar a vida e não ficar apenas pensando no futuro. É como eu digo: temos sim que aproveitar a vida, ela é curta, passa rápido. Mas quem não pensa em construir um futuro, não tem objectivos, não sabe o que quer. Aproveitar a vida é a palavra de ordem. Tudo isto é muito bonito mas, só na teoria. Como não podemos pensar no amanhã?

Na minha opinião, a interpretação da frase varia de acordo com a percepção da vida de cada um e isto há de ser respeitado, seja qual for ela. Quer queiramos ou não, o amanhã existirá e se nele não pensarmos como se não fosse existir, seremos apenas passado.

Polémicas à parte...

Posted: sexta-feira, 18 de setembro de 2009 by Cláudio Canadá in
0

Não quero mais falar das polémicas da F1, pelo menos por enquanto. É que este assunto da batida deliberada do Nelsinho já encheu e torna-se massacrante ter que ler e comentar apenas das aldrabices do esporte. Só para vos recordar, antes de porem Nelsinho Piquet "numa cruz", lembro-vos de algumas situações ocorridas há tempos na categoria.

Senna, no Japão, jogou o carro para cima do Prost. Ambos sofreram um dos mais famosos acidentes da história da F1 e Senna foi campeão naquele ano. Schumacher jogou o seu carro para cima do Hill e consecutivamente foi campeão pela Benneton. No ano a seguir, fez o mesmo com o Villeneuve e se deu mal, perdeu o campeonato. Estou a citar aqui somente duas situações para que os amigos posssam lembrar destes momentos que envolveram dois dos maiores nomes da F1.

Quanto ao acontecido a Nelsinho Piquet, realmente ele teve culpa. Podia ter-se negado àquela aldrabice mas pronto. Não é o fim do mundo. Errou, errou! Mas para tudo há um porquê. Se Nelson Piquet resolveu denunciar a Renault é porque há mais coisas por trás que nós não sabemos. Que há problemas pessoais entre eles (falo da relação com o Briatore) isso já está mais que provado. Mas acredito que "Nelsão" ainda tenha muitas cartas na manga para jogar e apesar de não ter concordado com a sua atitude, acho que Flávio Briatore vai pensar duas vezes antes de ir ao tribunais enfrentar o tri-campeão. Vamos esperar para ver...

Quanto a sugestão da semana, descobri um site que apresenta TODOS os horários e fuso-horários espalhados pelo globo. Para quem viaja, corresponde-se com estrangeiros ou apenas tem curiosidade, aconselho a visita pois é mesmo interessante:

http://24timezones.com/map_pt.htm

A Universidade Internacional

Posted: quarta-feira, 16 de setembro de 2009 by Cláudio Canadá in
0

A Universidade Internacional de Lisboa e Figueira da Foz tem sofrido nos últimos anos diversos ataques por parte do Ministério da Educação que procura de todas as formas o seu encerramento compulsivo. Entretanto, alunos, associação académica e administração têm demonstrado a força do desejo de continuidade daquela que foi a primeira universidade privada criada em Portugal e possui uma belíssima história de tradição e cultura no país..

No âmbito deste trabalho e com o objectivo de aproveitar sinergias recíprocas, de forma a criar uma mais valia na prossecução dos interesses sociais, culturais e educacionais dos candidatos ao Ensino Superior, a Associação Académica da Universidade Internacional e a Universidade Internacional, divulga na comunicação social os mais diversos cursos onde os interessados poderão se matricular realizando os exames para maiores de 23 anos:

Direito, Sociologia, Ciência Política, Informática Empresarial, Gestão, Gestão Bancária e Seguradora, Gestão Turística e Hoteleira.

Os Militares do Exército, Marinha e Força Aérea, assim como os Agentes da PSP e os Guardas da GNR, Funcionários Públicos e respectivos familiares directos (filhos, pais, cônjuges) e cidadãos brasileiros este ano têm uma bonificação de 100% na matrícula, e 20% nas propinas. Na UI são vários os protocolos com várias entidades com o mesmo tipo de regalias.

Contactos para informações:

Estrada de Benfica, nº 275, 1500-072 Lisboa Tel.: +351 912818609 +351 965817298 +351 931740163 .
e-mail: uilx@uinternacional.pt; aaui.lx@gmail.com

Jeff Hardy preso!

Posted: terça-feira, 15 de setembro de 2009 by Cláudio Canadá in
1

Para quem gosta de wrestling e até elegeu alguns atletas como os seus preferidos, esta semana este grande nome foi acusado e preso nos EUA. Já são cinco as acusações de posse de droga contra o mais novo dos Hardy's. As autoridades norte-americanas investigaram a casa do atleta e encontraram 262 comprimidos Vicodin, 180 de Soma, 555 mililitros de esteróides anabolizantes, cocaína e uma série de outros itens ligados directamente às drogas, num "bolo" total de 2.500 euros em substancias ilícitas.

Depois do irmão Matt pagar a fiança equivalente a 125.000 euros, o craque dos ringues da WWE regressou a casa, tendo agora de voltar a tribunal para conhecer a pena que terá de cumprir. Vergonhoso! Um ídolo que arremata delírios quando vai ao ringue, ter que passar por esta exposição pública está praticamente a construir um fim de carreira inglório.

Jeff Hardy deve rapidamente "limpar" esta imagem seja lá qual for a forma que encontre para o fazer. Um tratamento em uma clínica, um pedido de desculpas formal aos fãs e ainda algum trabalho social para "amenizar" as consequências junto ao público infanto-juvenil, os seus maiores adeptos. Tudo isto é importante se quiser continuar a sua carreira como atleta e ser ainda um exemplo no esporte.

A vez do Barrichello

Posted: by Cláudio Canadá in
0

Ainda no âmbito da F1, sentimos até um certo alívio em ver Rubens Barrichello a vencer corridas. Não vamos tratar o assunto com o sentimento de tragédia mas Rubinho é e sempre foi o mais desfavorecido dos pilotos nos últimos tempos. Na época de Jordan, quando iniciou a sua carreira no circo da F1, mostrou o que valia, que seria um dos grandes nomes do esporte. Na Stewart, a mesma coisa.

Perguntam-me porque desfavorecido? Digo-lhes: 1. Quando não possuía um carro de ponta para correr, dava nas vistas pela forma talentosa como acelerava, principalmente debaixo de chuva. Conseguia sempre acertar bem o carro; 2. Quando teve um carro competitivo, mesmo com um contrato como segundo piloto, deu nas vistas mas foi obrigado a priorizar Michael Schumacher em virtude do contrato celebrado. Mas entendam uma coisa: o piloto alemão só foi campeão pela Ferrari depois da chegada de Rubens Barrichello à equipa italiana. Há razões para isto: Rubinho é um exímio acertador de carros e isto foi utilizado a favor do Schumacher.

3. Na Honda, não teve o carro que merecia e mesmo assim, foi superior ao emergente talento de Jenson Button que aprendeu muito de F1 com o piloto brasileiro. Na Brawn, início de temporada difícil por conta dos azares e "falta de jeito" da equipa que falhou muito, retardando o campeonato para Barrichello. Digo mesmo retardando pois estamos vendo um Rubinho perfeito, imperial e merecedor de um título que há anos lhe foge.

Acredito e torço por Rubens Barrichello e tenho a certeza de que a sua evolução neste final de temporada vai causar danos psicológicos ao Button, podendo culminar na conquista do campeonato. Está tudo em aberto e Barrichello é e está mais forte que o piloto inglês. São apenas quatro provas até ao fim e tenho a certeza de que até aqueles que não gostam e/ou torcem contra o brasileiro, não vão perder sequer uma corrida para vê-lo sagrar-se campeão. Quanto ao próximo ano, não é a preocupação neste momento.

Convite de Urso para Piquet

Posted: by Cláudio Canadá in
0

O caso Nelsinho Piquet vs Renault tomou proporções inesperadas não só no padock da F1 mas também na imprensa mundial. Já deu para perceber que a "briga" dos Piquet é com Flávio Briatore que para além de chefe da equipa francesa foi o manager do Nelsinho até o culminar de toda esta situação. Deu para perceber também que esta briga de gigantes ultrapassa e muito os assuntos relativos a F1 pelo que nota-se o teor pessoal nas recíprocas acusações. O nível baixou e muito e na minha opinião, a culpa, na sua maioria é do Nelsinho.

O jovem Piquet vinha de actuações para lá de discretas em 2008 e para ficar "bem na fita" deve ter mesmo recebido o "convite" para bater de bom grado e ajudar Alonso a vencer a corrida com a entrada do safety car na pista de Singapura. Mas o convite poderia ter sido recusado e Nelsinho poderia ter se imposto àquela "proposta de urso". Claro que perderia logo o emprego mas aí sim, viria até a imprensa e poderia expor o caso para a análise inclusive dos milhares de pseudo-jornalistas espalhados pelo mundo.

Apresentar baixíssimo rendimento, sendo superado significativamente pelo colega de equipa, em qualificação e em corrida é motivo mais que suficiente para perder o posto. Mas, utilizar a perda do emprego para levar ao conhecimento do mundo a aldrabice ocorrida naquela corrida é algo que não enobrece o piloto e mancha não só a sua carreira mas também todo o circo da F1. Talento todos nós sabemos que Nelsinho Piquet possui pois já deu provas nas categorias anteriores mas perdeu a credibilidade, não por ter aceito o recusável convite para bater em Singapura mas sim, por ter utilizado um "briefing" da sua equipa como argumento no processo de revolta por causa do desemprego.

Sou fã assumido do Nelson Piquet (pai), sempre fui. Mas analisemos outra coisa: qual a legitimidade que tem o tri-campeão ao acusar em outras oportunidades o Rubens Barrichello de "fracassado" após o famoso Grande Prémio Austríaco em que Barrichello "abriu" para Schumacher vencer a corrida? Ao aceitar o referido convite oferecido pela Renault, Nelson Piquet deveria ter orientado o seu rebento a mandar o Briatore às favas, afirmando-se como um Piquet, típico aquele que habituamos a ver ao longo da F1 e principalmente, honrando as palavras ferrenhas do pai. É que, se Barrichello "era um fracassado" por ser o segundo piloto do Schumacher, Nelsinho também esteve na mesma, por ter sido o segundo piloto do Alonso e principalmente por ter ido muito longe na sua actuação como escudeiro.

Analisem vocês próprios. Eu... estou mesmo é farto de "merditas" e acredito mesmo que há muito que a F1 perdeu a sua essência.

Hino Brasileiro: vergonha!

Posted: sábado, 5 de setembro de 2009 by Cláudio Canadá in
0

Sei bem que este assunto já já será esquecido mas fico aqui a imaginar como um artista é capaz de chegar ao cúmulo do ridículo. O facto não se limita apenas ao erro na letra pois são raras as pessoas que saibam cantar o hino de cor. Mas a forma como a coisa foi dirigida constrangeu até os mais anti-patriotas e, perdoem-me o sarcasmo, acho que Tancredo Neves sofreu convulsões dentro do caixão.

Para que erros e principalmente a ridicularização não sejam exemplos para os mais novos, segue o link com a vergonha nacional estrelada pela cantora da Jovem Guarda VANUSA:

http://mtv.uol.com.br/trashblog/blog/vanusa-cantando-errado-o-hino-nacional

Há justificação para tamanha vergonha? Sim, artistas que conseguem atingir o fundo do poço ao tentarem o reaparecimento desesperado!

A política das esquerdas

Posted: quinta-feira, 3 de setembro de 2009 by Cláudio Canadá in
0

Política é política em qualquer lado do mundo. Desde os tempos da revolução francesa onde a esquerda e a direita foram distinguidas em virtude dos lados opostos em que "sentavam" que nos debatemos quem tem ou deixa de ter razão. Não concordo que político é tudo farinha do mesmo saco, não mesmo. Levem em consideração que há vários tipos de farinhas: de mandioca (farinha d'água, branca, fina...), de trigo, de milho, fubá e por aí vai...

Carácter de político é diferenciado, uns ganham mais e outros menos. Como podem ser iguais? Bom carácter ou não, se se enveredam pela estrada da política, de uma forma ou de outra vão ter que sujar as mãos. Os que reclamam do actual governo são apenas aqueles que não estão usufruindo das mordomias que este por regra usufrui. Ou pensam vocês que as oposições estão realmente interessadas em defender os interesses dos menos favorecidos? Pai Natal não existe, lamento imenso.

Acompanhando o processo das legislativas em Portugal, observo as mesmas figuras de sempre a atacarem o governo actual do PS, criticando a política do primeiro ministro, apontando o dedo às suas falhas mas não apresentando nenhuma solução credível para a melhoria do país. Falar mal é a coisa mais fácil do mundo quando se está do outro lado, do lado que almeja incansavelmente "mamar nas tetas do país". Defender os interesses dos professores, enfermeiros, trabalhadores do estado e afins é tarefa facilitada quando não se está no comando.

Para estes não há trabalho, não se faz nada e assim, há que se fazer alguma coisa mesmo que seja de forma hipotética, ou seja, falar mal do governo, atacar o trabalho que este desenvolve mesmo que este trabalho eleve as condições sócio-económicas do estado e o melhor, se pôr ao lado dos que infelizmente tiveram o azar de perder o emprego ou se endividaram com os seus problemas. Temos que ser solidários com os menos favorecidos mas, utilizá-los para sermos as próximas sanguessugas da nação não é tarefa digna de se levar adiante.

Há de se contribuir para o engrandecimento do país, ajudando o actual governo a legislar e não realizar uma campanha para a queda dos líderes visando apenas a tomada do poder. Político que se preza tem que se preocupar com o bem-estar social, coisa que em democracia tem se tornado mitologia ou apenas uma bandeira na defesa dos interesses próprios. Sei, sei... Pai Natal não existe...