Brasileiros reforçam liderança imigrante em Portugal

Posted: quarta-feira, 27 de julho de 2011 by Cláudio Canadá in
0

Os brasileiros já formavam a comunidade imigrante mais numerosa em Portugal, mas em 2010 reforçaram o seu peso, com a vinda de mais de 3 mil cidadãos brasileiros para Portugal. No final de 2010 havia 119.363 brasileiros em Portugal, segundo o relatório anual do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), publicado nesta segunda-feira.

Da comunidade brasileira em Portugal a maior parte é do sexo feminino. Havia, pelas contas do SEF, 52.478 homens e 66.885 mulheres a residir no país. "Com um aumento de 2,7% face ao ano anterior, subsiste a tendência de crescimento desta comunidade em território nacional, fenómeno que ocorre desde o início do presente século", analisa o relatório do SEF.

Os brasileiros eram no final do ano passado 26,8% do total de imigrantes em Portugal. Muito acima da segunda maior comunidade, a ucraniana, que representava 11,1%, com 49.505 indivíduos registados. Cabo Verde surge como o terceiro país de origem dos estrangeiros a viver em Portugal, contando 43.979 cidadãos, ou 9,9% do total. Roménia, Angola, Guiné-Bissau e Reino Unido são outros dos principais emissores de imigrantes para Portugal, numa lista onde também são destacadas a China, Moldávia e São Tomé e Príncipe.

"De assinalar que o efectivo das comunidades originárias dos PALOP [Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa] tem vindo a decrescer, de forma consistente, nos últimos anos", nota o relatório do SEF. Durante o ano passado as autoridades portugueses concederam títulos de residência a 16.165 brasileiros, mas também recusaram a entrada a 1.340 cidadãos provenientes do Brasil. O SEF diz que "a recusa de entrada a cidadãos brasileiros tem como principal fundamento a ausência de visto adequada à finalidade da estada (475), seguido pela não comprovação do objectivo e das condições da estada (456)".

O referido relatório "esqueceu" de registar o elevado número de cidadãos brasileiros que estão a deixar a terra de Camões na visão de melhores perspectivas no ´país de origem. Observamos uma debandada de indivíduos que regressam ao Brasil movidos por estas perspectivas e a crise actual em que se encontra a Europa, em especial Portugal. O Brasil é agora a "menina dos olhos" não só para os estrangeiros... Que bom que, finalmente, os próprios brasileiros vejam o país como a "pátria amada, salve salve..."

Fonte: Portugal Digital
portugaldigital.com.br

0 comentários: