Holanda: brasileiros detidos
Posted: quarta-feira, 17 de setembro de 2008 by Cláudio Canadá inÉ sem dúvidas, a noticia de um turismo audacioso. Um ônibus de turismo com 45 passageiros, foi parado no fim-de-semana pela polícia na cidade de Hazeldonk, num controlo de fronteiras de rotina.
O ônibus teria sido alugado para uma viagem de turismo de 24 horas à Disneylândia e à Torre Eiffel em Paris, por um cidadão holandês que há cinco anos organiza este tipo de excursão.
Um grupo de 31 brasileiros ilegais será deportado da Holanda ao Brasil depois de ser detido em neste ônibus junto a fronteira com a Bélgica.
De acordo com a filha de uma das brasileiras do grupo detido, o organizador garantiu que ninguém teria problemas na fronteira já que o acordo Schengen de imigração europeia suspendeu o controle aduaneiro.
Uma das detidas foi liberada porque está há um mês na Holanda e ainda dentro do prazo de permanência concedido a turistas.
Outra, menor de idade, se encontra em um centro de deportação juvenil na cidade de Nijmegen, no leste da Holanda.
O cônsul-adjunto do Brasil, Carlos Dornelles, declarou que todos do grupo têm passaportes brasileiros válidos, factor que vai acelerar a deportação e assim, os detidos devem ser expulsos do país ainda nesta semana.
Na Holanda vivem cerca de 13 mil brasileiros registados no consulado, de acordo com dados do Serviço Nacional de Estatísticas.
Organizações brasileiras de apoio aos imigrantes, no entanto, estimam que entre 3 mil e 5 mil brasileiros vivam em situação ilegal no país.
Segundo o Serviço Nacional de Estatísticas, os brasileiros formam a maior comunidade latino-americana na Holanda.