Imigrantes x Europa
Posted: quinta-feira, 25 de setembro de 2008 by Cláudio Canadá in
0
Um navio militar francês interceptou nesta quarta-feira 24, um pesqueiro ao sul da Itália com cerca de 300 imigrantes clandestinos (foto).
A sorte destes cidadãos é que o navio da Marinha ajudou-os e 65 deles receberam assistência médica dos militares franceses. Todos foram levados à ilha italiana de Lampedusa, para serem entregues às autoridades.
A operação fez parte dos árduos trabalhos da agência europeia Frontex, encarregada da vigilância das fronteiras exteriores da União Européia.
Árduos porque acredito que os militares não tem prazer em apanhar e deportar estes seres humanos que vêm procura de vidas melhores, mas sim pelo facto de encontrá-los em situação deplorável, de completa miséria e descaso.
Por mais que as fronteiras estejam mais vigiadas, é alarmante o número de imigrantes, principalmente oriundos de África, que tentam entrar na Europa por esta via.
Muitos sacrificam as próprias vidas para concretizarem a travessia perigosa por águas geladas.
É claro que a imigração clandestina é um problema mas as autoridades deveriam se preocupar mais com a situação humanitária destas famílias em vez de tratá-los como marginais, o que acontece em alguns casos.