O fim da Toyota na F1

Posted: quarta-feira, 4 de novembro de 2009 by Cláudio Canadá in
0

E desta vez a Toyota, a maior fabricante mundial de veículos com uma notícia no mínimo bombástica. A empresa anunciou oficialmente nesta quarta-feira que, por razões económicas, vai ser retirar da Fórmula 1. Fica subentendido que a partir da próxima temporada não haverá escuderias japonesas na categoria. Em comunicado, a empresa confirmou as informações publicadas anteriormente pelo jornal japonês "Mainichi".

A Toyota se une a outras marcas japonesas que decidiram abandonar o automobilismo, como Honda na Fórmula 1, ou Suzuki e Subaru no Mundial de Rallys. A maior montadora mundial de automóveis dá prosseguimento assim à redução de gastos, após a expressiva queda nas vendas. A empresa já limitou o número de funcionários com contrato temporário, assim como a capacidade das fábricas.

Neste ano a Toyota foi a quinta colocada no Mundial de Construtores e teve como dupla de pilotos durante grande parte do ano o italiano Jarno Trulli e o alemão Timo Glock. Nas corridas finais, no Brasil e em Abu Dhabi, Glock, que ainda se recuperava de uma lesão na vértebra sofrida no GP do Japão, foi substituído por Kobayashi, que foi bastante elogiado e marcou três pontos nos dois GPs.

Fico pensando em como as pequenas equipas que entram em 2010 vão conseguir sobreviver face a esta avalanche movida pela crise mundial. As portas estão abertas mas há de se pensar nos custos, no tecto orçamentário e principalmente nas soluções para que outras equipas não sigam pelo mesmo caminho. Desta forma, fica praticamente garantida a permanência da Sauber na F1 no próximo ano, mas tenho a certeza de que a categoria vai perder muito com a saída de uma das maiores e tradicionais marcas de automóveis.

0 comentários: