Pedra Rachada - Paracuru, Ceará

Posted: domingo, 3 de junho de 2012 by Cláudio Canadá in
0

Sempre que posso, vou a Paracuru visitar o meu amigo Glauber, o "mais que rapaz" do Restaurante Pedra Rachada na localidade com o mesmo nome. Para além da companhia "mais que agradável" do jovem proprietário, comida a base de peixe de excelente qualidade para além dos "causos" contados pelo Mestre João, o seu pai, sobre as peripécias no mar. Mestre João sofreu um naufrágio em 1972 e sob condições terríveis, nadou por mais de 12 horas conseguindo sobreviver.

Porém, há mais curiosidades a serem observadas na Pedra Rachada... Há um curral no mar. Isso mesmo, CURRAL. Nas fotos abaixo, você poderá observar esta engenhoca construída ainda na época dos índios da localidade e que ainda hoje consegue sustentar várias famílias. Basicamente, o curral funciona como uma armadilha para o peixe. Quando a maré está alta, a água cobre o curral fazendo com que o peixe se aventure a procura de comida. Com o recuo da maré, o peixe fica preso por cima das pedras, sem a menor possibilidade de fuga, cercado pelo curral. Abaixo, a maré subindo, cobrindo parcialmente o curral mar adentro:


A seguir, a foto mostra o recuo da maré, com o curral sobre as pedras, completamente a mostra:


As próximas fotos você poderá observar o curral bem de perto, a sua vista de dentro para fora do mar, visualizando o restaurante Pedra Rachada e a minha modelo favorita mostrando a dimensão desta construção por dentro, respectivamente:


Curiosidades a parte, o Restaurante Pedra Rachada é "mais que" uma excelente opção para o seu domingo de descanso. Para o almoço, sugiro a mariscada especial confeccionada com lagostas, camarões, polvo e peixes diversos à mistura.

0 comentários: