Novelas, para além da audiência...
Posted: segunda-feira, 13 de agosto de 2012 by Cláudio Canadá inCom diversos afazeres técnicos pendentes, resolvi não ir muito longe para almoçar e fui ao meu self-service preferido, no Restaurante Caravelle. Para além da simpatia do Sr. Oscar, a comida é excelente e o atendimento é sensível aos anseios do frequentador. Desta vez, sozinho, estive a espiar a TV enquanto comia e, deliciei-me também com o programa Vídeo Show da Globo onde fazia alusão a novela Pavão Misterioso, um dos grande sucessos da televisão brasileira dos anos 70. Que bacana...
Tenho imensas saudades daqueles tempos de ouro da nossa televisão, dos bons filmes, dos grandes artistas, dos programas de humor com piadas sem a mínima maldade e das novelas maravilhosas que reuniam famílias inteiras em volta da TV para bons momentos de alegria, mesmo com os dramas vividos nas tramas. Tieta, Pedra sobre pedra, Roque Santeiro e Cambalacho são mais alguns exemplos. Ao mesmo tempo, vem-me no pensamento, a comparação com aquilo que é feito nos dias de hoje. Esta "evolução" que a televisão brasileira vem proporcionando a sociedade é merecedora de amplos debates e críticas do cidadão, por vezes cansado de tanta incitação a violência, vingança e deturpação dos verdadeiros valores da família.
Nos dias de hoje, o único objetivo é a audiência, não importando quais as polêmicas que envolvam as suas personagens, cada vez mais previsíveis. O que importa é aquilo que possa cair na popularice fútil de uma sociedade que está minimamente preocupada com os acontecimentos políticos atuais, no momento delicado que vive a nossa justiça, onde grandes criminosos políticos são julgados e ninguém quer saber o que isto vai acarretar de exemplo para as novas gerações. Hoje, as novelas abordam polêmicas, tão-somente. E não pensem que o objetivo é formar opnião, mas não é mesmo. O que acontece é que, polêmica dá audiência. E só.
Acorda Brasil!
Às vezes assisto o Canal Viva pra sentir aqueles bons tempos televisivos. O Video Show nos proporciona momentos retrô talvez porque há reprise do programa no citado canal. Ah, Caravelle é muito bom mesmo!