Brasil, uma solução...
Posted: sexta-feira, 19 de junho de 2009 by Cláudio Canadá inO governo brasileiro decidiu reduzir a cobrança do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre os automóveis zero km a partir de Dezembro e os carros ficaram mais baratos. Resultado: as vendas foram recuperadas e chegaram a registar, em 2009, um marco na história. Nos últimos dois meses, a média continuou bem acima da do final do ano passado.
O Ministério da Fazenda está a terminar os estudos sobre o que fazer com o IPI a partir de Julho. Mas, segundo uma fonte da equipe económica, uma decisão já está tomada. A redução do imposto para veículos não vai acabar de uma hora pra outra. A ideia é voltar a cobrar as alíquotas normais aos poucos, para diminuir um possível impacto negativo nas vendas.
Vejam só: Com o agravamento da crise económica, a venda dos automóveis despencou 26% entre Outubro e Novembro do ano passado. O que fez o governo brasileiro? Baixou o valor do imposto e as vendas dispararam. Resolvida parcialmente a crise no sector automóvel e a garantia dos postos de trabalho na industria. O que falta para Portugal e outros países seguirem no mesmo rumo?
Realmente o Brasil é o país do Futuro!