"Reconciliação" confirmada!
Posted: quarta-feira, 24 de junho de 2009 by Cláudio Canadá inFoi apenas uma semana após o racha... Já temos a conciliação. As equipas da Fórmula 1 chegaram a um acordo com a Federação Internacional de Automobilismo nesta quarta-feira, em Paris, e assim desistiram de criar uma categoria paralela em 2010. O remendo responsável pela paz foi a decisão do presidente da FIA, Max Mosley, de não concorrer à reeleição no pleito de Outubro.
O conflito terminou na tarde desta quarta, durante a reunião do Conselho Mundial do Esporte a Motor da FIA. O encontro foi marcado para evitar a criação de uma categoria paralela por parte das escuderias, e o objectivo foi cumprido. Além da desistência de Mosley na próxima eleição, a FIA também cedeu na redução dos custos e propôs um reajuste mais suave, ao longo de dois anos. E já não era sem tempo.
Desta forma, no próximo ano, o campeonato mundial terá as mesmas dez equipes deste ano (Ferrari, McLaren, Renault, BMW, Toyota, Brawn, Red Bull, Toro Rosso, Williams e Force India) e mais as novatas Manor GP, Campos GP e USF1. será um grid com 26 carros; até aí considero espectacular! Tudo indica que o limite para o ano que vem será superior a $ 100 milhões de euros.
Só espero que não aconteça o mesmo o que aconteceu com a Super Aguri... ao longo do campeonato, as novas e pequenas equipas tenham que abandonar o grid por inviabilidade financeira. Já que o momento é de crise, tenho as minhas reservas de como é que as pequenas irão se segurar com os gastos do investimento na F1, que não são poucos.