A origem do mau-feitio tuga

Posted: domingo, 7 de fevereiro de 2010 by Cláudio Canadá in
1

São precisos alguns anos de experiência e convívio para compreendermos algumas atitudes e eventual mau feitio da maior parte dos portugueses. Tenho observado ao longo dos anos como têm evoluído estes sintomas do famosíssimo mau-feitio tuga. Para além de muitos outros motivos que não vou citar agora, vejo-me contagiado pelo "vírus do fim-de-semana estragado" pelo que vamos analisar o seu diagnóstico.

Não é fácil, trabalhar arduamente (só para alguns e a maioria não trabalha com aquilo que gostaria) durante a semana, ter que levar com a perda do poder de compra generalizado, o bafafá da política interna que muito se fala mas pouco se faz e quando chega o fim-de-semana, cai uma carga d'água tamanha que nos faz duvidar qual o melhor plano para o domingo: se é ficar em casa e arrumar as coisas pendentes já há algum tempo ou se é enfrentar o frio e nos embrenharmos pelos shopings abertos nos mais variados pontos do país.

Nos shopings podemos encontrar hordas de búfalos quase a pisotearem-se em busca do melhor lugar para sentar para devorarem os seus fast-foods. É, porque comprar que é bom, nada. As coisas não andam propícias aos gastos, apesar dos saldos. Sentam-se, olham-se uns para os outros, dão uma voltita para apreciar as vitrinas com o velho pensamento: "ahhh, se me saísse o euromihões..." Depois, um cafezinho e CASA!

Fico com a opção de FICAR EM CASA! Vou tentar arrumar alguma coisa, tentar estudar, tentar ler, tentar ver TV, tentar escrever, preparar-me para o dia de amanhã e vou acabar por adormecer no sofá. Aí perguntam-me: "más Cláudio, não seria melhor sair, dar uma volta, ver gente?" E eu respondo: Não, eu gosto também de mim, preciso me ver, preciso me orientar, descansar, comer bem. Quero ver TV, ler, aprender, ver filmes, fazer pipoca pra mim e fazer tudo aquilo que não fiz durante a semana: dar um tempo para a minha pessoa. Praia? Nem pensar, com este frio.

Estão a perceber agora o porque do mau-feitio? Não há no momento uma bela praia para irmos, estacionar com tranquilidade, sem filas e muito menos o velho bom caranguejo à beira-mar. E então? O que fazer para compensar? Já vos digo: Vou ouvir música agora, coisa que só faço no carro, no meio do trânsito infernal de Lisboa a caminho do trabalho quando novas hordas de búfalos tentam atropelarem-se uns aos outros para serem os primeiros de não sei bem o que...

Viva ideologia da mantinha e do sofá!

1 comentários:

  1. Lili says:

    =0)
    Eu tenho tido a ideologia da sestinha e da televisão, no entanto, acabo sempre o fim-de-semana a pensar que desperdicei o tempo livre que já é curto; que não fiz nada de produtivo; que o tempo passou a correr e acima de tudo... acabo muito entediada!!