Mudanças no rádio, uma breve análise

Posted: segunda-feira, 1 de outubro de 2012 by Cláudio Canadá in
0

Somente agora quis me manifestar sobre as atuais mudanças que o rádio cearense vai sofrer nas próximas semanas. Li de tudo, notícias, opniões e especulações daquilo que vai chegar. Porém, em concreto, observaremos as seguintes mudanças:
 
1. A Bandnews chega para inovar o mercado FM na frequência 101,7 (antiga Beach Park FM).
2. A CBN deve deixar a AM do Povo e vai para a frequência 95,5 (antiga MIX FM). Deverá ser FM O Povo/CBN.
3. A AM do Povo 1010 deverá se aliar a Rádio Globo, que ficará O Povo-Globo AM.
4. Mudanças a vista também em equipes esportivas que vão causar reviravoltas inesperadas.
5. Grupo Cidade de Comunicação deverá proporcionar mais alterações no mercado já que fala-se na retomada de todas as emissoras FM's que detém, porém arrendadas, para a sua esfera administrativa.
 
Bem, a minha análise consiste em abordar o atual momento em que as emissoras de rádio estão vivendo e aquilo que o ouvinte, hoje mais exigente, espera das suas transmissões. Penso que, para a FM Bandnews 101,7 grandes profissionais para a programação local serão necessários, com o nível que ela irá propor ao mercado.
 
Para a FM Povo-CBN 95,5, a mesma coisa. Jornalismo local de qualidade, com o excelente som que já lhe é uma característica. O Povo-Globo AM 1010, nada muda pois o nível existente corresponde ao esperado. A questão das equipes esportivas, ainda são especulações que, se realmente surgirem, devem causar frenezi nas mais diversas emissoras já que, o "monopólio" da audiência, passa pela Verdes Mares e esta, com toda a certeza, deverá "sofrer" com estas especuladas mudanças.
 
O Grupo Cidade tem a agravante (ou não) de possuir muitas emissoras, a sua maioria nas mãos de outros grupos. Creio que este tipo de descentralização não é muito positivo para o sistema se levarmos em consideração a falta de experiência de quem passa a gerir um meio de comunicação. O retorno das frequências para a casa-mãe, deverá trazer um novo fôlego a estas estações pois dizem por aí, que o competente Américo de Souza está a frente para a reorganização do grupo.
 
Penso que, principalmente nas FM's, excepcionando as Rádios adultas como Atlântico Sul, Calypso e Tempo, o ouvinte anda meio que cansado do esquema locutor-popstar pregado há algum tempo e há realmente uma carência de exímios profissionais da comunicação que façam a diferença no linguajar moderno e merecedor de uma boa atenção. As novas emissoras que chegam, deverão procurar nos antigos profissionais, um elo para se afirmarem no mercado, aberto a esta nova tendência de FM Notícia, já conhecida no sul e nos países de primeiro mundo.

0 comentários: