Feriado de Páscoa
Posted: quarta-feira, 31 de março de 2010 by Cláudio Canadá inPáscoa chegando.. sinal de feriado e consecutivamente, fim-de-semana prolongado. Vamos às conclusões: acidentes no trânsito, mortes nas estradas, bebedeiras e confusões à vista. É sempre assim o rescaldo de um feriado, em especial o da Páscoa onde o "tintol" impera. Não adianta fazer beicinho porque esta estatística vale tanto para Portugal como para o Brasil.
Por meio deste feriado, lembrei-me de uma cena que nunca saiu da minha cabeça. Na minha pré-adolescência, quando ainda era estudante dos Salesianos da Piedade em Fortaleza, o então director da escola, Pe. Waldemar Pereira fazia as suas orações matinais com todos os alunos antes destes subirem para as salas de aula. Era uma prática comum da congregação Salesiana pelo que habituamo-nos àquele início de actividades para um novo dia.
Naquele dia, estávamos às vésperas do Carnaval e então o Pe. Pereira soltou: "vamos rezar por aqueles que vão morrer nas estradas, os que vão morrer de facadas, disparos de armas e brigas oriundas da bebida". Oh meu São João Bosco! O homem quase foi apedrejado por quem não gostou daquelas palavras. O coitado do sacerdote até sentiu a mudança no oxigênio que respirava e deu por encerrado o sermão diário.
Mas sabem, aquilo que foi dito seria alguma mentira? Um mau agouro? Não penso assim... O pobre padre só se antecipou um bocadinho naquilo que viria a ser consumado na segunda-feira pós Carnaval: acidentes, assassinatos e bebedeiras em virtude das garrafas consumidas durante as festas.
Não vou me antecipar mas na próxima segunda-feira vamos conferir os números resultantes do feriado de Páscoa.