Déjá vu
Posted: segunda-feira, 15 de março de 2010 by Cláudio Canadá inÀs vésperas de iniciarmos mais uma turnê de verão com o Iran Costa, veio-me a mente recordações passadas de pessoas que estiveram connosco em diversos trabalhos. Estas, felizmente seguiram os seus caminhos e devem (espero eu) estar bem felizes nos seus cantinhos. Numa das nossas viagens, uma destas pessoas citou a palavra "rendez vu" como se tratasse da impressão de já ter visto um lugar onde nunca esteve. Lindo!
Pois bem, a palavra é "Déjá vu" e tive a necessidade do auto-esclarecimento a respeito. A sensação de "déjá vu" pode acontecer com quase todos e tem origem biológica. O hipocampo (região do cérebro responsável pelo processamento da memória) é activado fora de hora, exactamente quando está ocorrendo um facto novo, dando a impressão de que aquilo já estava registado, de que é um facto do passado.
De acordo com o psiquiatra Roberto Sassi, o evento é mais frequente em pessoas com epilepsia no lobo temporal e isso, provavelmente está relacionado com o "disparo" anormal do hipocampo, um dos centros cerebrais da memória. Entretanto, isso não implica que pessoas que tenham "déjá vu" sofram de epilepsia.
No caso da pessoa em causa, não tenho dúvidas que sofria de distúrbios no mínimo intestinais para que tamanha asneira tivesse sido proferida. É o que dá querer falar bonito sem saber para se onde vai.
ahahahhahaaaaaa!!!ordinario!!!