Os números da Páscoa

Posted: terça-feira, 6 de abril de 2010 by Cláudio Canadá in
1

Conforme promessa da semana passada, vamos postar neste espaço os números da sinistralidade do feriado de Páscoa. Para muitos, isto pouco interessa já que esta malta pensa que estes tipos de incidentes são impossíveis de lhes acontecer. Para se ter uma noção da realidade, vamos observar os números de Portugal e no Brasil, este último somente no estado do Ceará em virtude da dimensão do país.

Em Portugal a Guarda Nacional Republicana contabilizou 911 acidentes durante os quatro dias da "Operação Páscoa", de que resultaram dois mortos, 23 feridos graves e 276 feridos ligeiros. Relativamente a 2009, os dados provisórios da operação deste ano significam uma diminuição de 129 acidentes, menos um morto, mais um ferido grave e menos 36 feridos ligeiros. As notícias não são más de todo mas poderiam ser bem melhores.

Já no estado brasileiro do Ceará, 44 pessoas tiveram morte violenta durante o feriado da Semana Santa. Os números oficiais dos óbitos ocorridos no período, porém, ainda não foram informados em virtude da contabilização da ´Operação Páscoa´ nas rodovias estaduais e federais do Ceará ainda não ter sido encerrada.

Conforme levantamentos realizados pela imprensa, das 18 horas da última quarta-feira até ao fim da noite de domingo, haviam sido registados 21 homicídios na Grande Fortaleza (Capital e Região Metropolitana) e outros cinco no interior do estado. Já os acidentes fatais no trânsito foram assim distribuídos: 8 na Grande Fortaleza e 7 no interior. Outras três pessoas perderam a vida em afogamentos.

São ou não são números alarmantes? Os maiores causadores deste "fenómeno" são a não observância das campanhas de prevenção e a falta de atenção e civismo por parte da própria população. Há salvação para esta gente?

1 comentários:

  1. Unknown says:

    Mais nada!! Disseste tudo!! =)