"Os mortos-vivos"

Posted: segunda-feira, 30 de março de 2009 by Cláudio Canadá in
0

Como o mundo dá as suas voltas... Não quero mais maçá-los com este assunto pois foi o que rolou na imprensa mundial neste fim-de-semana. Mas não poderia deixar de registar o "renascimento" de dois grandes pilotos na F1, Jenson Button e Rubens Barrichello, que graças a Ross Brawn, conseguiram provar que o futuro pertence a quem trabalha e nele acredita.

Carro pouco rodado mas bem concebido, equipa praticamente extinta no final do ano e dificuldades financeiras apesar de algumas parcerias, a Brawn GP consolidou-se como a principal equipa na categoria, pelo menos as próximas corridas. Isso porque, para evoluírem o carro, será preciso um leque de investimentos e isso nós não sabemos onde irão buscar.

Corrida brilhante mas coroada também com alguma sorte para o piloto brasileiro, a Brawn GP já desperta a ira de alguns nomes importante do padock, entre eles o de Fernando Alonso, que afirmou que "alguém deve fazer alguma coisa contra os carros da Brawn GP pois se assim continuarem, vão ganhar todas as corridas".

Ora amigos, isso não passa de desespero caprichoso de menino invejoso. É que quando a Renault tinha a superioridade na F1 tornando o piloto espanhol bi-campeão mundial, ninguém chegou a dizer tamanho disparate e isso faz-me lembrar certos pilotos que, por mais talentosos que fossem, só sentariam em carros vencedores.

Alegrias à parte, para mim a Brawn GP ainda é uma incógnita e a primeira corrida do ano não serve de projecção para o campeonato. As outras equipas deverão se mexer e dar mais luta pelo que o trabalho de Ross Brawn não será facilitado. Porém, é saudável ver que a F1 está mudada, sem aquela hegemonia a que nos habituamos nos últimos tempos, dando a oportunidade de surgirem novos talentos e os "monstros adormecidos" despertarem.

Hora do Planeta

Posted: sexta-feira, 27 de março de 2009 by Cláudio Canadá in
0

Neste sábado, 28 de Março 2009, durante uma hora, Lisboa sofrerá um apagão e os principais monumentos da cidade ficarão às escuras. Esta será a forma da capital portuguesa reduzir os consumos de energia ao aderir à Hora do Planeta.

Uma iniciativa da organização internacional de ambiente WWF, que tem por objectivo alertar os líderes políticos para a necessidade de adoptarem medidas urgentes contra as alterações climáticas. Cristo-Rei, Ponte 25 de Abril, Mosteiro dos Jerónimos, Palácio de Belém, Museu da Electricidade, Torre de Belém, Padrão das Descobertas, Castelo de São Jorge e Paços de Concelho ficarão apenas iluminados pelas estrelas entre as 20.30 e as 21.30.

Lisboa junta-se assim, pela primeira vez, às mais de 700 cidades que participam na Hora do Planeta. No ano passado, mais de 5o milhões de pessoas em todo o mundo fizeram parte desta mega mobilização, esperando-se este ano uma adesão de mil milhões de pessoas.

Todos os portugueses serão convidados também a apagar as luzes das suas casas, reduzindo o consumo eléctrico e as emissões de gases com efeito de estufa, juntando-se assim ao coro de vozes que tenta sensibilizar os responsáveis políticos para o problema do aquecimento global, segundo Ângela Morgado, da WWF Portugal. As empresas em Portugal também se mobilizaram e prometem apagões e acções de sensibilização nos seus espaços durante a Hora do Planeta. Entre elas estão já confirmadas a Coca-Cola, o IKEA, a Ogilvy Mather, a Nokia, a SIC e a Visão.

Não importa o país em que você esteja, participe e colabore com a causa para um mundo melhor.

O pai é o vizinho

Posted: quinta-feira, 26 de março de 2009 by Cláudio Canadá in
0

Dias atrás nos deparamos com a notícia de que um menino de 13 anos se tornara pai na Inglaterra. Até aí tudo bem pois sabemos que no Brasil a coisa já anda assim já há algum tempo. Por acaso, conheço pessoas nestas insólitas situações.

Mas o que houve neste caso, foi uma promoção de marketing desenfreada em volta do assunto a fim de divulgar que, afinal, no Reino Unido, há "gajos rijos"com pilas de aço. Pois bem, este rapazinho que ficou famoso por eventualmente ter se tornado pai aos 13 anos, afinal não é o progenitor da criança. E agora?

O jornal inglês «Mirror», publicou que Alfie Patten, fez um teste de ADN, depois de outros seis rapazes terem garantido ter tido relações sexuais com a mãe da criança, Chantelle Stedman (menina atiradiça, não?).
O teste revela que Alfie Patten não é o pai da recém-nascida Maisie Roxanne. O resultado do exame foi devastador para o jovem que afirma "adorar" a pequena Maisie. É que ele tinha mesmo a certeza de que era o pai da bebé depois de ter tido uma relação sexual com Chantelle.

A mãe da criança ficou grávida com 14 anos, porque (afirma ela) se esqueceu de tomar uma pílula contraceptiva. Nessa altura ela garantiu que "Alfie foi o único rapaz com quem tinha dormido". Você consegue imaginar quantos pais existem neste mundão de Meu Deus que pensam ser os progenitores dos seus rebentos?????

Em caso de dúvidas, o exame de ADN é a solução para dirimir ou criar um grande conflito. A mãe garantiu que só o rapaz famoso "dormiu" com ela. Mas então, se os exames provam que ele não é o progenitor, seria mais uma obra do divino Espírito Santo? Falando em santos... santa paciência... poupem-me desses absurdos.

...futebol à parte

Posted: quarta-feira, 25 de março de 2009 by Cláudio Canadá in
0

Depois de toda a polémica da final da taça da liga, inclusive com a "merecida" fama internacional, nos chegam as notícias de que o presidente da Comissão Disciplinar da Liga foi alvo de uma tentativa de agressão. A notícia foi divulgada pela Agência Lusa, que cita fonte da Liga de Clubes.

Ricardo Costa foi abordado por cerca de dez pessoas, não identificadas com adereços de qualquer clube, que tentaram apertar o presidente a Comissão Disciplinar. Umas horas depois, quando Ricardo Costa saía depois de concluída uma reunião, os mesmos indivíduos ainda aguardavam pelo dirigente no exterior. Foi então que dois deles atacaram o carro onde seguia Ricardo Costa, tentando forçar a entrada.

Ricardo Costa já relatou o sucedido às entidades competentes. Pelo que as forças policiais vão montar um dispositivo de segurança. Na verdade, o que se passa aqui é um exagero por parte dos adeptos. O erro foi cometido pelo árbitro mas o Benfica foi mais feliz no penaltis. Este episódio deve ser desvalorizado pois os erros cometidos pela equipa de arbitragem são uma constante desde os primórdios pelo que só serão extintos por meios tecnológicos.

SLB: Nova contratação

Posted: by Cláudio Canadá in
0


Vá lá, não levem tão a sério...

F1 polémica e vergonhosa

Posted: sexta-feira, 20 de março de 2009 by Cláudio Canadá in
0

De forma vergonhosa, a polémica mudança na pontuação da Fórmula 1 que foi anunciada no início da semana já está prestes a sair de cena. Após a reacção negativa dos pilotos e equipas à medida que daria o título ao dono do maior número de vitórias, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) recuou e deve adiar os novos critérios para a temporada 2010.

Nesta sexta-feira, a FOTA, associação que reúne as equipas da categoria, soltou um documento em que contestava a legalidade da mudança e afirmava que ela feria o Código Esportivo Internacional, por ter sido anunciada com pouca antecedência. Diante dos protestos, a FIA decidiu rever a medida e divulgou uma nota oficial alterando as suas pretensões para 2009.

Pela nova e polémica regra, o piloto com mais vitórias seria o campeão, independentemente da pontuação obtida com as outras colocações. O sistema de pontos só valeria para definir as outras posições do campeonato. Com o adiamento da mudança, o sistema voltaria a ser o antigo, com o título entregue ao piloto que somar mais pontos, não importando o número de vitórias.

A FOTA tinha encaminhado uma proposta em que a vitória seria valorizada com 12 pontos para o vencedor e nove para o segundo colocado. A ideia foi rejeitada pelo Conselho. Após o protesto da mesma entidade, a FIA respondeu alegando que os membros do conselho avaliaram que a medida tinha o apoio de pilotos e equipes. Assim que a medida foi anunciada, no entanto, as reacções contrárias começaram a aparecer.

Hamilton: ‘É uma vergonha o que está acontecendo com a Fórmula 1!’
Presidente da Ferrari critica regulamento da F-1: 'É negativo para a credibilidade!'
Schumacher: 'A mudança me assusta!'
Button: 'Um piloto com 60 pontos pode ser campeão em vez de um que tenha 100!'
Alonso reclama das mudanças na F-1.
Especialistas divergem sobre mudança nos critérios para definição do campeão.
Rubinho: ‘Se uma equipe ganhar seis provas no começo do ano, acaba o campeonato!'

A F1 nem começou mas já está as voltas com polémicas. Esta semana, Ecclestone afirmara que as equipas (pilotos, engenheiros e equipas) tinham que acordar mas pelo que nós acompanhamos é uma profunda falta de profissionalismo fazendo com que o esporte perca a sua graça, somente por culpa dos homens de gravata. Quem está a viajar na maionese? Quem deve acordar?

Estourada rede de tráfico

Posted: by Cláudio Canadá in
0

A Polícia Judiciária do Porto anunciou a detenção de três homens e duas mulheres, todos estrangeiros, por presumível autoria de crimes de tráfico de pessoas, lenocínio, lenocínio de menor, sequestro e ofensa à integridade física, entre outros.

Segundo a PJ, os indivíduos dedicavam-se a angariar mulheres de países do leste europeu, com promessas de trabalho na restauração e hotelaria e alojamento em Portugal, pagando inclusive as viagens de avião a partir dos países de origem.

À chegada ao Grande Porto, as mulheres eram forçadas a aliciar clientes na rua, junto a várias residenciais, nas quais exerciam a prostituição. Ao que a investigação apurou as mulheres eram agredidas e sequestradas se tentassem fugir. A PJ do Porto apreendeu diverso material, entre os quais uma espingarda caçadeira ilegal, uma pistola, um silenciador para arma de fogo, munições e cartuchos, uma faca de mato, dois automóveis de topo de gama, uma porção de cocaína, cinco GPS, umas centenas de peças de marcas que se supõem serem furtadas e cerca de dois mil euros em dinheiro.

Os detidos, com idades, eles, entre os 29 e 30 anos estiveram em tribunal para a aplicação das medidas de coacção. É importante lembrar que muitas brasileiras sonham com uma vida melhor na Europa e que por diversos meios conhecem pessoas que as aliciam, com promessas de emprego, dinheiro e legalização fácil.

Se um dia você for abordado (a) por este tipo de pessoas, faça a sua parte e denuncie-os à Polícia.

Cortes no consumo? Vai lá vai...

Posted: by Cláudio Canadá in
0

O poder de compra dos portugueses apresenta um crescimento negativo desde 2005. Se no ano passado o recuo foi de 1,4 por cento, em 2009 deverá cair 1,2%.
As contas são do Observatório Cetelem que diz ainda que em caso de necessidade de cortar em despesas, o tabaco, o álcool e as idas aos cafés e restaurantes serão os primeiros tópicos a ter em conta.

Segundo a mesma análise, entre 1997 e 2007 o poder de compra nacional cresceu a um ritmo de apenas 0,1% ao ano, no segundo pior valor da amostra apresentada de 13 países europeus. Atrás fica apenas a Itália, que contou com uma média de menos 0,8% na década referida.

«Em toda a Europa o nível de vida, que em 2008 diminuiu significativamente, continuará a baixar em 2009», referiu a responsável pelo Observatório Cetelem, Conceição Caldeira da Silva, na conferência de imprensa que decorreu em Lisboa.

Segundo a mesma análise, 24% dos portugueses inquiridos admitem que cortaria nas bebidas alcoólicas e no tabaco, 19% nos hotéis, cafés e restaurantes, 13% em lazer, cultura e turismo e 8% nas telecomunicações. O último tópico a abdicar em caso de menores rendimentos é a saúde (com 0%), a alimentação (1%) e a educação e ensino (igualmente com 1%).


Já em caso de aumento dos rendimentos, 22% dos portugueses reforçariam nas despesas em alimentação, 19% em saúde e 15% em lazer, cultura e turismo. Mas a pesquisa esqueceu de citar os automóveis 0km. É que mesmo cortando os gastos com as bebidas, tabaco, etc..., os portugueses fazem questão de possuírem e apresentarem uma boa caranga! Faz parte, é importante nos apresentarmos com um carro como deve ser.

Ora, será que resolvem a questão se cortarem no tintol e no cigarrinho? Duvido! Vai lá no Centro Comercial Colombo e Vasco da Gama e comprovem. Lojas cheias, priorizando as aparências pois estar "apresentável" é algo de essencial. Ter um bom carro também. Isso não atrapalha. O vinho e o tabaco são os bodes expiatórios para a justificação dos cortes.

Confirmação de uma crise

Posted: by Cláudio Canadá in
0

A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) prevê um crescimento negativo da economia mundial em 2009, de acordo com as afirmações do seu secretário-geral, Angel Gurria. Será a primeira recessão global desde a II Guerra Mundial. Ele disse que estamos a presenciar um mundo que irá para o negativo porque mesmo os crescimentos positivos da Índia e da China não poderão compensar o crescimento negativo nos países industrializados, em resposta a uma pergunta sobre o crescimento esperado para 2009.

Acho isso incrível. É preciso ser um secretário-geral de uma organização do raio-que-o-parta qualquer para confirmar que o mundo está em recessão e que a economia mundial está fortemente abalada. As famílias carenciadas, as empresas insolventes e os incumpridores das obrigações mais básicas são aqueles que se ressentem com a crise e não precisam de confirmação alguma já que o problema já os "devorou" a muito tempo.

Vejam só: a produção industrial da zona do euro teve baixa a quinta vez seguida em Janeiro e registou declínio recorde na comparação anual, de acordo com a agência estatísticas Eurostat. Na comparação de Janeiro com o mesmo mês do ano passado, a queda foi de 17,3%, a maior da série histórica, iniciada em 1990.

Entre os sectores, a produção de bens de consumo não duráveis diminuiu 1,1% na área do euro na comparação com o mês anterior, enquanto o segmento energético registrou baixa de 1,6%.
Os bens de consumo duráveis recuaram 2,6% na região, na mesma comparação.

Será mesmo preciso fazer análises e comparativos para que os grandes homens da economia mundial entendam que a recessão tem raízes bem fincadas e que é preciso fazer alguma coisa? É que, falar da crise é muito fácil bem como fazer as previsões mais pessimistas possíveis pois isto é como empurrar um bêbado numa ladeira... mas é possível fazer alguma coisa? Como grandes homens de negócios que são, têm a obrigação de realizarem os seus trabalhos sim, mas para com o objectivo de procurarem alternativas e não virando as costas ao problema.

Lembra do Jardel?

Posted: sexta-feira, 13 de março de 2009 by Cláudio Canadá in
0

Pois bem, 19 anos após ser revelado para o futebol pelo Ferroviário-CE, o atacante Jardel voltou a jogar na equipa e até marcou na sua estreia. Depois de Grêmio/RS, e Europa, entre elas no Porto e Sporting de Portugal o "Super Mário" mostra que está prestes a se reformar dos gramados e retorna ao pequeno clube que o lançou para o mundo do futebol.

O jogador afirma que o mais importante para além de retornar ao pequeno clube foi o facto de que “o Jardel ter entrado bem, com o pé direito, com gol, é sempre muito bom”. Continua o mesmo (...)

Jardel foi um dos grande nomes do futebol português e ainda poderia estar por cá, trabalhando no futebol, se não tivesse "disparatado" e seguido outros caminhos. É notória a queda da estrela que brilhou no Porto e Sporting e foi ainda o melhor marcador da Europa por uma oportunidade.

Sabendo do imenso talento oportunista do atleta, aqueles que gostam do futebol só desejavam que o "Super Mário" retornasse em em boa forma a um clube grande para provar o seu real potencial.

Esteve em Portugal há poucos meses tentando um eventual regresso, em vão. Como já dizia a música, "cristal quebrado não cola jamais" e em Portugal, faz-se uma e pronto, caldo entornado.

7 sapatadas! Doeu...

Posted: terça-feira, 10 de março de 2009 by Cláudio Canadá in
2

Continuo incrédulo com este resultado do Bayern X Sporting.

Só para concluir, lembro-me de um colega sportinguista dizer que "queria ver se o Benfica iria para o Liga dos Campeões este ano... não mesmo!"

Pois bem, tendo uma leve tendência benfiquista, prefiro mesmo não ter ido à referida competição do que fazer a triste figura de perder por 0x5 em Alvalade e de 7x1 em Munique, quando se esperava até uma pequenina reacção da equipa, por uma simples questão de honra. Foi histórico, feio e inglório.

Sinceramente, só encontro 3 palavras para definir o que foi visto nestas duas últimas semanas:

Incompetência, Vergonha, Humilhação!

Palavras para quê?

Posted: by Cláudio Canadá in
0



F1 ao rubro

Posted: by Cláudio Canadá in
0

A surpresa da segunda-feira continua hoje em Barcelona. A Brawn GP se mantém entre as primeiras colocadas no seu primeiro teste colectivo após o anúncio da sua participação na temporada 2009.

O brasileiro Rubens Barrichello, que estreou o novo carro, marcou o segundo tempo na Espanha. Barrichello foi superado apenas por Kimi Raikkonen, da Ferrari, que marcou o tempo de 1m20s314 em 44 voltas. Jarno Trulli, da Toyota, foi o terceiro colocado. Fernando Alonso, que assumiu o cockpit da Renault terminou a manhã na quarta posição, 1s623 mais lento que Kimi Raikkonen.

A McLaren, por sua vez, continua a lutar contra as dificuldades no carro. O finlandês Heikki Kovalainen continua a testar o MP4/24 e marcou apenas o sétimo tempo nesta manhã. Ele ficou pouco mais de dois segundos atrás do compatriota Kimi Raikkonen. Mas temos observado que todas as equipas têm tido estas dificuldades para os acertos dos novos carros.

É fácil perceber isso. Quando há pilotos experientes e competentes, torna-se mais fácil o acerto. É que no actual momento, há a necessidade de uma preparação mais minuciosa e os jovens pilotos têm alguma dificuldade em encontrar os caminhos para os acertos ideais. São carros completamente novos, pneus slicks, pouca pressão aerodinâmica e consecutivamente, bólidos mais "nervosos".

É normal que durante o campeonato, os talentos comecem a despontar mas por agora, falará mais alto a experiência e a capacidade em "acertar" os carrinhos. Daí a vantagem do Rubinho durante a pré-temporada. A Brawn GP só mostrará o que vale somente durante o campeonato, mas atentem para o facto do carro já está sendo trabalhado desde o ano passado.

Vamos ter um campeonato bem interessante em 2009. Acredito numa melhor performance de Barrichello e dos pilotos mais experientes como por exemplo Alonso, Fisichella e Trulli.

Europa: Crise Crise Crise

Posted: terça-feira, 3 de março de 2009 by Cláudio Canadá in
0

Apesar das manchetes dos principais jornais e televisões darem destaque à crise em Guiné-Bissau, fui deparado com a noticias de que o comissário para os Assuntos Económicos e Monetários, Joaquín Almunia, admitiu nesta terça-feira a possibilidade de uma nova revisão em baixa das últimas previsões de crescimento para a Europa, devido à complexidade da crise económica que aqui se instalou.

É que a Comissão Europeia anunciou esperar um recuo do PIB em 2009 de 1,9 por cento na zona euro e de 1,8 por cento no conjunto da União Europeia, antes de uma retoma com um crescimento em 2010 de 0,4 por cento na zona euro e de 0,5 por cento na UE-27.


O comissário também não excluiu que os governos europeus sejam levados a aumentar os esforços de relançamento face à recessão, se os planos implementados até aqui não chegarem.
Ele afirmou que a Comissão vai acompanhar de forma "muito estreita" o impacto dos planos já decididos ao nível nacional e ao nível europeu, porque "talvez ulteriormente se os efeitos são insuficientes, tenhamos de renovar os nossos esforços". Espero bem que o comissário distinga "esforço" de "sacrifício".

O impacto global das medidas tomadas na União Europeia face à crise tem um impacto de 3,3 por cento do PIB europeu, segundo a Comissão Europeia. E como será o impacto em Portugal? E na Espanha onde a taxa de desemprego é a maior dos últimos tempos com mais de 3 milhões de espanhóis a coçar a micose?

A comissão já parou para pensar que o povo não deve ser o único elemento susceptível aos sacrifícios impostos para se fugir à crise? Baixem os preços dos bens, dos impostos, diminuam os lucros dos bancos, das petrolíferas, dos grandes latifundiários... Pode ser que assim comecem a ver a tão falada luz no final do túnel.

Ex-Honda: Rubinho confirmado

Posted: segunda-feira, 2 de março de 2009 by Cláudio Canadá in
0

Rubens Barrichello está confirmado como piloto da ex-Honda. O brasileiro fica, assim, com a última vaga da Fórmula 1 para a temporada 2009 da categoria. Ele será companheiro de equipe de Jenson Button, e a equipe, que terá motor Mercedes, deve se chamar Brawn Racing.

Rubinho embarcou no último domingo, para a Inglaterra. Segundo informações da imprensa europeia, a viagem aconteceu às pressas já que até a última sexta-feira nada estava programado. Ao que parece, Barrichello estará na sede da 'ex-Honda', em Brackley, para fazer o molde do banco de seu carro 2009 na equipa.

Rumores indicam que o brasileiro também poderia fazer o shakedown do modelo. A equipe Brawn Racing, nome preferido para batizar a escuderia que deve surgir a partir do que restou da Honda, deve ser anunciada nessa semana na Inglaterra. Especulações indicam que o time será apresentado, com pilotos titulares, na próxima 5ª-feira dia 5.

O piloto brasileiro é a escolha mais acertada para o posto, levando em consideração toda a experiência e capacidade para acertar carros para além de se dar muito bem com Ross Brown, o seu antigo engenheiro na Ferrari.

Mulheres bonitas? Veeeenham!

Posted: domingo, 1 de março de 2009 by Cláudio Canadá in
0

Já em Portugal, a afluência das beldades aos estádios é cada vez maior, graças a Deus. é que gosto muito de ver a bola correr mas ir ao estádio somente para acompanhar 22 jogadores desmancharem-se atrás da gorduchinha é dose. De acordo com a D. Lucinha, daríamos uma bola a cada um dos atletas e o problema estaria resolvido.

Nota-se que a mulher portuguesa está cada vez mais apreciadora da arte da bola e considero isso maravilhoso. Não sei se vão para ver a realidade do futebol como por exemplo, o belo trabalho das equipas de abitragem, ou somente para acompanhar 22 jogadores desmancharem-se atrás da gorduchinha (elas têm lá os seus motivos).

O importante é que lá estejam, engrandecendo o espectáculo e maravilhando-nos com as suas formas. O futebol é isso, arte... desejo. Quem se atrever a pensar o contrário, é melhor mudar-se para a Rússia e tornar-se Adepto do Zenit São Petersburgo.

Mulher bonita? Não, obrigado.

Posted: by Cláudio Canadá in
2

Domingo, como é de praxe, é dia de ler os jornais, digitais ou em papel. Visualizando um dos sites portugueses de informações credíveis, deparei-me com a singela notícia de que o Conselho de Adeptos do Zenit São Petersburgo, o clube russo que na última época se sagrou vencedor da Taça UEFA apresentou uma proposta à direcção: proibir a entrada de mulheres no estádio, o Petrovsky Stadium.

De acordo com o porta-voz do grupo, um senhor de nome Ruslan Dryuma, que as mulheres distraem e intimidam os homens presentes no recinto. O próprio afirma em declarações ao jornal Gorod que não se pode saltar nem insultar ninguém quando há pessoas do sexo feminino junto aos adeptos.

O porta-voz do Conselho de Adeptos especificou que a medida não visa todas as mulheres. Só as jovens e bonitas. Ou seja, só aquelas capazes de intimidar os adeptos do Zenit, que serão seguramente homens extremamente tímidos.

A medida não deve ser aprovada pela direcção porque configura um caso de discriminação, punido por lei. E ainda por cima, daria uma péssima imagem ao estádio que poderia ser considerado um reduto para aquelas que não gostam de mulheres bonitas (...).