F1 polémica e vergonhosa
Posted: sexta-feira, 20 de março de 2009 by Cláudio Canadá inDe forma vergonhosa, a polémica mudança na pontuação da Fórmula 1 que foi anunciada no início da semana já está prestes a sair de cena. Após a reacção negativa dos pilotos e equipas à medida que daria o título ao dono do maior número de vitórias, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) recuou e deve adiar os novos critérios para a temporada 2010.
Nesta sexta-feira, a FOTA, associação que reúne as equipas da categoria, soltou um documento em que contestava a legalidade da mudança e afirmava que ela feria o Código Esportivo Internacional, por ter sido anunciada com pouca antecedência. Diante dos protestos, a FIA decidiu rever a medida e divulgou uma nota oficial alterando as suas pretensões para 2009.
Pela nova e polémica regra, o piloto com mais vitórias seria o campeão, independentemente da pontuação obtida com as outras colocações. O sistema de pontos só valeria para definir as outras posições do campeonato. Com o adiamento da mudança, o sistema voltaria a ser o antigo, com o título entregue ao piloto que somar mais pontos, não importando o número de vitórias.
A FOTA tinha encaminhado uma proposta em que a vitória seria valorizada com 12 pontos para o vencedor e nove para o segundo colocado. A ideia foi rejeitada pelo Conselho. Após o protesto da mesma entidade, a FIA respondeu alegando que os membros do conselho avaliaram que a medida tinha o apoio de pilotos e equipes. Assim que a medida foi anunciada, no entanto, as reacções contrárias começaram a aparecer.
Hamilton: ‘É uma vergonha o que está acontecendo com a Fórmula 1!’
Presidente da Ferrari critica regulamento da F-1: 'É negativo para a credibilidade!'
Schumacher: 'A mudança me assusta!'
Button: 'Um piloto com 60 pontos pode ser campeão em vez de um que tenha 100!'
Alonso reclama das mudanças na F-1.
Especialistas divergem sobre mudança nos critérios para definição do campeão.
Rubinho: ‘Se uma equipe ganhar seis provas no começo do ano, acaba o campeonato!'
A F1 nem começou mas já está as voltas com polémicas. Esta semana, Ecclestone afirmara que as equipas (pilotos, engenheiros e equipas) tinham que acordar mas pelo que nós acompanhamos é uma profunda falta de profissionalismo fazendo com que o esporte perca a sua graça, somente por culpa dos homens de gravata. Quem está a viajar na maionese? Quem deve acordar?