Brasileiros postos à prova

Posted: quarta-feira, 18 de junho de 2008 by Cláudio Canadá in
1

É falado que a imigração legal é favorecida em Portugal, ao mesmo tempo em que é combatida a imigração ilegal.
O Ministro da Administração Interna Rui Pereira, veio a público afirmar que em Portugal não há discriminação em relação aos cidadãos brasileiros contrariando a informação divulgada nesta terça-feira no portal UOL no Brasil que incluía relatos de mulheres brasileiras a destacarem a discriminação.

Quando comentamos a realidade da imigração temos que estar atentos às mais diversas situações e estudar caso a caso.
Não se pode generalizar o assunto onde correríamos o sério e irresponsável risco de favorecer a ilusão daqueles que “ainda estão no Brasil", sonhando com grandes ordenados e riquezas na Europa e ainda aqueles que trabalham honestamente e de uma forma ou de outra, contribuindo para o engrandecimento do país.

Mas atentem, as coisas não são bem assim e existem pressupostos legais para a entrada e permanência de estrangeiros em qualquer país, seja na Europa, Estados Unidos e até mesmo no Brasil.

Porque em Portugal não deveria ser assim?

Não vamos aqui discriminar aqueles que “tentam” dias melhores por vários factores, entre eles os baixos ordenados no Brasil e a falta de oportunidades. Mas é preciso compreender que quando se emigra, há mais obrigações do que direitos.

É preciso respeitar a cultura, a política socio-económica e as directivas que regem os países para se onde vai. Não devemos exigir “as boas-vindas” se em tudo o que vemos, criticarmos e comparamos ao Brasil sem o mínimo respeito pelas normas jurídico-sociais em cada país.

Não podemos querer estabelecer parâmetros abrasileirados nas sociedades como se tudo se pudesse, tudo se resolvesse, entrando em cena o velho e conhecido jeitinho brasileiro.

1 comentários:

  1. Anónimo says:

    Nem diga......sei bem do que está falando...