O "Não Irlandês"
Posted: sexta-feira, 13 de junho de 2008 by Cláudio Canadá in
0
Estamos (sem dúvidas) no momento "pós-Scolari", em que os pseudo-especialistas do futebol tentam apontar as perfídias desportivas na conduta do brasileiro para que estas, "tapem" a sensação de orfandade em que os adeptos sentem no momento.
Nada pior do que abrir o tal Momento com a notícia do NÃO ao tratado de Lisboa por parte da Irlanda que revoga desta forma, a maior vitória da presidência portuguesa da União Europeia.
Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia vão discutir já na segunda-feira, em Luxemburgo, as consequências da vitória do "não" no referendo irlandês, preparando também a Cimeira de chefes de Estado que acontece nos dias 19 e 20 deste mês.
Durante o processo de ratificação, dezoito aprovaram e um (Irlanda) votou contra. O processo vai continuar até se definam quais as opções que permitirão (ou não) que a Europa saia da crise em que se encontra.
Para falar a verdade, não acredito que a Europa saia da crise num curto período de tempo.
É verdade também que o Tratado de Lisboa não está morto, mas os senhores burocratas da política terão muito o que negociar para provarem à Irlanda e aos restantes países que ainda não o ratificaram, da importância de uma Europa coesa e unida, levando sempre em consideração que a decisão final sobre o futuro da Europa deve ficar nas mãos dos cidadãos e não dos burocratas governamentais.