Acomodados à portuguesa

Posted: sexta-feira, 29 de maio de 2009 by Cláudio Canadá in
0

Dia após dia, espanto-me com a atitude de certos colegas de trabalho aqui em Portugal. A solidariedade e o companheirismo estão longe de ser a palavra de ordem quando o assunto é trabalho. Para alguns é preferível estar a falar da vida do outro, a debochar da roupa da outra ou ainda a reparar na celulite que alguma outra colega tenha do que colaborar para o engrandecimento do trabalho dos colegas que estão aflitos.

Há uns tempos atrás disse a uma ex-subordinada que me fizesse um trabalho administrativo e deparei-me com uma resposta surpreendente: "No meu contrato de trabalho não diz que deva desempenhar estas funções..." Surpreendente até certo ponto se eu não estivesse habituado à disponibilidade das pessoas para realizar poucas funções que não sejam as suas habituais.

Há colegas que não passam um paninho molhado no ecrã do computador porque "aquela não é a sua função, o seu trabalho". Que mau, feio e deprimente este tipo de pensamento comodista. Lembro-me bem duma historinha engraçada que me enviaram que conta justamente a vantagem de sermos mais pró-activos no dia-a-dia, não só em benefício dos outros mas de nós próprios:

"Em tempos antigos, um rei mandou colocar um enorme pedregulho num caminho. Depois escondeu-se e ficou a ver se alguém retirava a enorme pedra. Alguns dos comerciantes mais ricos do Rei passaram e simplesmente se afastaram da pedra, contornando-a. Alguns culpavam em alta voz o Rei por não manter os caminhos limpos. Mas nenhum fez nada para afastar a pedra do caminho.

Apareceu então um camponês, carregando um molho de vegetais. Ao aproximar-se do pedregulho, o camponês colocou o seu fardo no solo e tentou deslocar a pedra para a berma do caminho. Depois de muito empurrar, finalmente conseguiu. O camponês voltou a colocar os vegetais às costas e só depois reparou num porta-moedas no local onde antes estivera a enorme pedra. O porta-moedas continha muitas moedas de ouro e uma nota a explicar que o ouro era para aquele que retirasse a pedra do caminho. O camponês aprendeu aquilo que muitos de nós nunca compreendem:

Cada obstáculo apresenta uma oportunidade para melhorar a nossa situação!"

0 comentários: